sábado, 27 de fevereiro de 2010

霍元甲 (Huo Yuan Jia) - Jay Chou / 2006



O convite que vos faço hoje é para assistir a mais uma interpretação ao vivo de Jay Chou e neste caso trata-se do seu grande êxito, Huo Yuan Jia, do filme Fearless de 2006. Esta apresentação ao vivo pertence ao Mega Star Concert que estou a supor ter ocorrido em 2006. Espero que gostem.



Nesta apresentação ao vivo podemos verificar mais uma vez Jay Chou como um artista completo e talentoso. Como cantor ele é dotado de uma voz fantástica (aqueles agudos da ópera chinesa não são para qualquer um com aquela segurança), ele possui um poder interpretativo arrebatador, ele é um instrumentista e ainda um dançarino talentoso.
Esta música e este artista foi uma das minhas melhores descobertas no ano passado e, vendo a qualidade e nível do trabalho artístico que começa a surgir da Ásia eu começo a defender que também no mundo artístico (estou aqui a focalizar-me especialmente no canto) do século XXI a Ásia está a suplantar a Europa de uma forma arrasadora.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Beethoven's Symphony nr. 5 - Daniel Harding / 2003

Fonte: http://www.danielharding.com

Para hoje apresento-vos o maestro Daniel Harding, protegido de Sir Simon Rattle e do genial Claudio Abbado. Assim, vamos assistir à interpretação do 1º e 2º movimentos da 5ª Sinfonia de Beethoven, executados pela Mahler Chamber Orchestra sob a batuta de Daniel Harding. Esta apresentação ao vivo faz parte de um concerto. ocorrido em 9/Ag./2003 no Suntory Hall na cidade de Tóquio. Espero que gostem.


1º Movimento, Allegro con brio



2º Movimento, Andante con moto




Interpretação de grande nível, por uma orquestra de grande nível e um maestro que está actualmente com apenas 34 anos e dado o potencial e amor à música que demonstra é pessoa para nos acompanhar por mais uns 50 anos, pelo menos (Deus lhe dê saúde para tal, claro).

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Everything's Coming Up Roses - Ethel Merman / 1981



Fonte: http://www.broadwaystars.com

Estando a um ano de celebrar o centenário do nascimento de Ronald Reagan hoje convido-vos a relembrar a cerimónia da sua investidura que ocorreu em 20 de Janeiro de 1981 para assistir a à interpretação de Everything's Coming Up Roses de Jule Styne e Stephen Sondheim (do musical Gipsy, a Musical Fable de 1959) por Ethel Merman. Espero que gostem.




Eu tinha 9 anos e nessa altura estava realmente a terminar a época de ouro do show business nos Estados Unidos. Esta apresentação ao vivo é simplesmente perfeita. Ethel Merman ainda tinha uma voz prodigiosa aos 72 anos e ela conseguiu com a sua interpretação aquilo que se deseja no limite da perfeição: empolgar o público e fazê-lo saltar da cadeira a aplaudir. Este vídeo é uma preciosidade, porque mostra-nos a essência do talento apresentado com toda a alma e sem efeitos ou artifícios de vaidade oca (para distrair o público e para ocultar incompetência, como tanta vez se faz actualmente).

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Goldfinger - Dame Shirley Bassey / 2009


E voltamos novamente ao concerto de Dame Shirley Bassey nos Electric Proms, que ocorreu no Roundhouse em Londres em 23/Out./2009, para assistir desta vez à interpretação de uma das canções da sua vida, Goldfinger, que é o tema principal do filme 007 com o mesmo nome e que foi lançado em 1964. Espero que gostem.



Um acompanhamento orquestral de luxo para Shirley Bassey que arrasou com a sua interpretação (há duas pequenas desafinações que se justificam plenamente por ser esta a canção final do concerto, só quem nunca cantou para o público é que julga que um cantor é uma máquina que nunca erra e nunca se cansa). Um verdadeiro dilúvio de classe e estilo desta senhora que já canta há 57 anos. O final da canção é magistral.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Diamonds Are Forever & I'm Still Here - Dame Shirley Bassey / 2009


O vídeo que vos convido a ver hoje é um excerto de um dos concertos dos Electric Proms (neste caso o vídeo que vamos ver faz parte do concerto de 23/Out./2009 que ocorreu no Roundhouse em Londres), um festival musical que é promovido todos os anos pela BBC no mês de Outubro. Assim, numa transmissão da BBC Two (daí a qualidade fabulosa do som e imagem estarem justificados), vamos assistir à apresentação ao vivo de Dame Shirley Bassey com a interpretação de dois grandes sucessos seus, Diamonds Are Forever, o tema principal da banda sonora do filme 007 com o mesmo nome e que foi lançado em 1971 e I'm Still Here. Espero que gostem.



Shirley Bassey, que canta desde 1953 e neste momento já está com 73 anos, continua a arrasar salas de espectáculos com a sua voz fabulosa, a sua força interpretativa, a alegria que transmite para o público e a enorme classe das suas actuações (destacava o seu vestido lindíssimo e com uma racha toda sexy, com um bom gosto e nível indiscutíveis para uma septuagenária).

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Ein Herz, ein Sinn - Neujahrskonzert 2010


Para hoje temos mais uma interpretação do Neujarhrskonzert der Wiener Philharmoniker de 2010 que ocorreu no passado dia 1 de Janeiro na Großer Saal do Musikverein de Viena com a direcção de orquestra a cargo do maestro Georges Prêtre. Assim, no vídeo que se segue vamos assistir à interpretação da peça Ein Herz, ein Sinn, Polka mazur, Op. 323, (tradução:"Um coração, uma mente") de Johann Strauss filho. Espero que gostem.



Uma polka, que não pertence às minhas favoritas, mas em que registo o som fantástico dos violoncelos e violinos, "uma delícia para os ouvidos". Georges Prêtre põe a sua alma em cada interpretação, como se esta fosse a última da sua vida; francamente é no podium e a dirigir que ele encontra o seu elixir da juventude da alma e do corpo.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Stormy Weather - Lena Horne / 1943


O post de hoje faz-nos recuar para os tempos da 2ª Guerra Mundial para assistir à interpretação do tema Stormy Weather em cena do filme com o mesmo nome (link) e que foi protagonizado pela artista que também canta o tema, Lena Horne, uma grande senhora do jazz. Espero que gostem.



Esta música é um dos standards americanos em que, num estilo típico dos anos da Guerra, encontramos a voz fabulosa de Lena Horne. A sua segurança a cantar é notável e como artista fabulosa que foi as suas interpretações (no canto e não só) eram normalmente exemplos de mestria artística para terceiros. Por curiosidade só tenho a acrescentar que esta grande senhora do jazz teve uma carreira de 65 anos (1933 - 1998) e ainda vive em Nova Iorque (92 anos).

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Cavalleria Rusticana's Intermezzo - Evergreen Symphony Orchestra



Hoje quero-vos apresentar uma peça lindíssima interpretada pela Evergreen Symphony Orchestra dirigida pelo maestro Lim Kek-Tjiang. A peça é então o intermezzo sinfónico da ópera Cavalleria Rusticana (libretto) de Pietro Mascagni. Esta apresentação ao vivo é muito actual, mas não há dados para a localizar temporal e geograficamente. Espero que gostem.




Uma interpretação excelente, que aqui no blog só perde perante a interpretação magistral de Georges Prêtre a dirigir a Orquestra Nacional de França e que ocorreu no Festival Chórégies D'Orange no mês de Agosto de 2009 (link), onde o som dos violinos foi perfeito assim como a emoção transmitida pelos vários crescendos e diminuendos. Mas nada disto retira louvor ao trabalho de grande nível que este maestro fez com esta orquestra (as comparações valem sempre o que valem, são opiniões pessoais).
Este maestro é de tal forma desconhecido no Ocidente que não consegui encontrar uma única página com a sua biografia; as barreiras culturais e o fechar de olhos a manifestações artísticas vindas de longe é ridículo na era da Internet onde tudo se sabe rapidamente.