segunda-feira, 29 de março de 2010

Va Pensiero - Concerto di Capodanno Venezia / 2010


Fonte: http://nobelprize.org

Com o meu convite de hoje regressamos ao primeiro dia deste ano (1/Jan./2010) para assistir a uma interpretação do Coro dos Escravos Hebreus, Va pensiero, que pertence ao 3º acto (4ª cena) da ópera Nabucco (libretto) de Giuseppe Verdi. Esta apresentação ao vivo é parte integrante do Concerto di Capodanno dal Teatro La Fenice di Venezia com o Coro e Orquestra do teatro dirigidos pelo maestro Sir John Eliot Gardiner. Espero que gostem.




Sem dúvidas que estamos perante uma interpretação de luxo onde pontuam os pianos e fortes instrumentais, aplicados ao longo da peça com a mestria deste grande maestro, que não conhecia. A partir dos 4.20 min aproximadamente verifica-se que o maestro foi plenamente feliz ao fazer ouvir os violinos com as vozes do coro sem nenhum se anular ao outro.

sábado, 27 de março de 2010

Mulher Pequenina - Maria de Lourdes Resende



Para hoje temos a grande diva portuguesa, Maria de Lourdes Resende, num vídeo que só tem áudio, infelizmente. Assim, convido-vos a ouvir a interpretação da canção Mulher Pequenina, do maestro José Belo Marques (o mesmo que compôs o êxito imortal, Alcobaça) e espero que seja do vosso agrado.



A música não é nada de especial, mas permite-nos um momento interessante para contemplar o talento vocal de Maria de Lourdes Resende (suster notas nos pianíssimos é algo que a artista fazia como ninguém).

segunda-feira, 22 de março de 2010

La Mer - Claudio Abbado & BPO / 2009


Para hoje temos um vídeo excelente, que só peca por ser curto em duração, onde vamos poder assistir a um excerto da interpretação da composição orquestral, La Mer, de Claude Debussy pela Berliner Philharmoniker dirigida pelo maestro Claudio Abbado. Esta apresentação ao vivo é parte de um concerto dado no Berliner Philharmonie no dia 24/Maio/2009. Espero que gostem.




Aos 76 anos e com a saúde muito abalada (ele teve muita sorte em sobreviver aos problemas de saúde que teve em 2001), o grande maestro demonstrou à frente da sua antiga orquestra as "coisas" maravilhosas que se podem fazer com ela, algo que deixou saudades e não houve, a meu ver, nenhum substituto ao nível do mestre Abbado para tomar as rédeas da BPO (isto é uma opinião pessoal, nada mais).

sábado, 20 de março de 2010

Big In Japan - Alphaville / 2007



Dado que os Alphaville vão realizar um grande concerto no nosso país no próximo dia 26 de Março no Campo Pequeno, hoje quero-vos apresentar um vídeo em que a banda alemã interpreta a minha música favorita, Big in Japan. Esta apresentação ao vivo ocorreu em 2007 no Festival Wianki, na cidade de Cracóvia. Espero que gostem.



Esta banda mantém-se no activo e com sucesso, porque a forma dos mesmos estarem na música pauta-se pelo esforço e qualidade do seu trabalho musical, apoiado pela voz excelente do vocalista Hartwig Schierbaum/"Marian Gold".

segunda-feira, 15 de março de 2010

Homenagem a Ed Ames - 2009





Para hoje temos um extracto de um concerto dado por Ed Ames em 10/Out./2009 na cidade de Beverly Hills , onde o cantor e actor foi homenageado pelo conjunto da sua carreira que já conta mais de 60 anos. No vídeo que se segue vamos poder assistir (a partir dos 4.50 min.) a extractos de duas canções, "They Call The Wind Maria" e "Ol´Man River". Espero que gostem.



Uma voz fantástica e uma interpretação genial do êxito intemporal, Ol' Man River. Aqui ele inovou, fugiu do estilo impecável com que o Sinatra cantou esta música, mas essa mudança foi feita com imensa classe, apelando enormemente à classe que Ed Ames tem como actor. Quanto à parte da homenagem, verifica-se que este artista é um cavalheiro que esteve sempre empenhado em alcançar os maiores objectivos para a sua vida.

sábado, 13 de março de 2010

Homenagem a Fernanda Baptista / 1995


Hoje convido-vos a celebrar mais uma vez a diva que foi a Fernanda Baptista com o vídeo onde vamos poder vê-la a interpretar um pequeno medley dos seus enormes sucessos, que são os seguintes:

  1. "Fui Ao Baile" de Aníbal Nazareth e Fernando Carvalho
  2. "Fado Da Carta" de Amadeu do Vale e João Nobre
  3. "A Piada Da Geral" de Amadeu do Vale, Aníbal Nazareth e Ferrer Trindade
  4. "Meu Parque Mayer" de Filipe La Féria e João Paulo Soares

Esta apresentação ao vivo faz parte de um programa produzido para a RTP por Filipe La Féria, Cabaret, de 1995. Espero que gostem.

1ª Parte:



2ª Parte:



As minhas memórias mais antigas deste monstro sagrado do show business nacional começam exactamente nos anos 90. A Fernanda Baptista, aqui já com 76 anos, demonstra de forma magistral aquilo que um artista deve ser: alegre e cativante. Se a isto juntarmos a voz feminina mais poderosa que vi em toda a minha vida e um poder interpretativo literalmente arrasador temos realmente aquilo que mais se aproximava da perfeição artística. Ela foi a primeira cantora a fazer-me gostar do fado-canção.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Largo al factotum - Robert Merrill / 1978


Fonte: http://www.cs.princeton.edu

Voltando ao mundo da ópera, para hoje temos aquele que é considerado o maior barítono do século XX, Robert Merrill, numa interpretação da ária Largo al factotum, do 1º Acto da ópera O Barbeiro de Sevilha (sinopse e libretto), composta por Gioachino Rossini. Esta apresentação ao vivo faz parte de um concerto dado na cidade alemã de Baden-Baden em 1978. Espero que gostem.




Uma interpretação excelente pela voz sublime de Robert Merrill (como barítono sobredotado que era, os seus fortes vocais eram arrasadores e é bom referir que em 1978 o artista já tinha 61 anos) e pelo seu poder interpretativo notável (olha-se para o artista e sente-se que ele estava mesmo a incarnar o personagem da ópera). Finalmente ainda se deve realçar a dicção irrepreensível de Robert Merrill e verificar isto numa ária que tem momentos mesmo "muito acelerados" é um sinal de enorme competência técnica do cantor.

sábado, 6 de março de 2010

Have You Ever Really Loved A Woman - Bryan Adams / 2007




Hoje abro as portas a um dos grandes cantores da década de 80 que estava a faltar aqui no blog, o canadense Bryan Adams. Num registo actual vamos vê-lo numa apresentação ao vivo num concerto quer o artista deu na cidade de Viña del Mar em 2007 interpretando o seu grande êxito, Have You Ever Really Loved A Woman. Espero que gostem.





Sempre admirei o Bryan Adams pelo tom de voz único e pela alegria contagiante com que está em palco e cativa o palco que o ouve. E, passados estes anos todos (ele neste momento está a fazer 33 anos de carreira) a sua magia enquanto artista mantém-se, apesar de já se notar alguma limitação vocal, o que é normal para um rocker cinquentão (mas ele supera tudo com mestria).

segunda-feira, 1 de março de 2010

Nocturnes - WSO, WSV & Georges Prêtre / 2009

Fonte: http://news.xinhuanet.com

O convite que vos faço hoje é para assistir a uma peça do mestre do impressionismo musical, as Nocturnes de Claude Debussy. Vamos então assistir à interpretação de Georges Prêtre a dirigir a Wiener Symphoniker (Orquestra Sinfónica de Viena) e os elementos femininos do Wiener Singverein (o famosíssimo Coro de Viena de Áustria.) numa apresentação ao vivo na Großer Saal do Musikverein de Viena onde o maestro deu um concerto no mês de Maio de 2009. Espero que gostem.

1º Movimento: Nuages



2º Movimento: Fêtes



3º Movimento: Sirènes

1ª Parte,



2ª Parte,




Georges Prêtre teve aqui uma interpretação magistral. A sugestão de imagens pelo som da orquestra está perfeito e realço o o 2º movimento da peça como o meu preferido e ainda o 3º movimento onde, se fecharmos os olhos, somos literalmente levados para outra dimensão onde a beleza impera que nos é transmitida pela música do mestre Debussy (um grande louvor ao coro que foi magistral a cantar em pianíssimo, que é muito difícil). O grande maestro provou aqui mais uma vez a sua mestria inigualável na interpretação do reportório clássico francês.