quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Arirang - New York Philharmonic Orchestra


Resolvi quebrar as regras de postagem aqui no blog para dar realce ao fabuloso concerto dado pela New York Philharmonic Orchestra no passado dia 25 de Fevereiro em Pyongyang do qual ficaram registados interessantes momentos de união dos dois povos, tão separados pela política.
O vídeo que se segue é a apresentação do clássico coreano, Arirang. Espero que gostem.



Trata-se de uma peça musical magistral, soberbamente dirigida pelo maestro Lorin Maazel, um excelente profissional que dirige orquestras há 70 anos e estreou-se com esta orquestra em 1942.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Broadway Melody Ballet - Singing In The Rain


Hoje pretendo apresentar The Broadway Melody Ballet, que é a cena final do filme Singing in the Rain e que faz parte da memória colectiva de milhões, devido à soberba qualidade da música, canto e dança.
Gene Kelly e Cyd Charisse deixaram um marco na história do cinema com este número. Espero que gostem.

Parte I






Parte II




Trata-se da homenagem mais bela e mais monumental que jamais foi feita à Broadway das primeiras décadas do século passado. Os momentos de Gene Kelly e a Cyd Charisse a dançar juntos são inesquecíveis e a componente musical deste ballet é uma verdadeira obra prima.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

35ª Sinfonia de Mozart - Sir Neville Marriner

Num registo puramente clássico vamos poder assistir hoje, nos vídeos que se seguem, a uma grande interpretação da 35ª Sinfonia de Wofgang Amadeus Mozart em em ré maior. Esta apresentação ocorreu no Carnegie Hall em 1994, com a orquestra da Academy of St. Martin in the Fields, dirigida por Sir Neville Marriner. Espero que gostem.

I - Allegro con spirito





II - Andante



III & IV - Menuetto & Presto



Excelente maestro. O 2º movimento é o meu preferido pelo brilho dos violinos.

domingo, 24 de fevereiro de 2008

I Got You Babe - UB40 & Chrissie Hynde


Hoje pretendo dar lugar a uma grande banda de reggae, os UB40, detentores de um estilo muito particular de estar em palco e que têm criado imensos fãs (eu sou assumidamente um deles). No vídeo que se segue relembramos um dos maiores sucessos da banda, I Got You Babe, em que Ali Campbell faz um dueto de luxo com a grande Chrissie Hynde, detentora de uma das vozes femininas mais espectaculares da actualidade, a meu ver, claro.



Uma exibição de grande profissionalismo, poder vocal, alegria e melodia. Tenho apenas pena de não saber localizar temporalmente e geograficamente este vídeo, no entanto sei que a voz do vocalista da banda mantém o mesmo brilho dos anos 80, o que é incrível (Ali Campbell está com 49 anos).

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Die Fledermaus - Overture - Herbert von Karajan



Hoje queria recordar convosco uma passagem do Concerto de Ano Novo de 1987 onde, encontramos o maestro Herbert von Karajan com 78 anos a dirigir magistralmente a Wiener Philharmoniker no lindíssimo Musikverein. No vídeo vamos poder ver a abertura da opereta O Morcego (Die Fledermaus) de Johann Strauss II. Espero que gostem.




Esta interpretação deixa-me literalmente nas nuvens. Soberbamente tocada e dirigida por um dos grandes maestros da história.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Tico-tico - Berliner Philharmoniker


Hoje voltamos às grandes orquestras e, no vídeo seguinte podemos ver e ouvir Tico Tico de José Gomes de Abreu (mais conhecido por Zequinha de Abreu), tocado pela Berliner Philharmoniker e dirigida por Daniel Barenboim.
Segundo as minhas pesquisas o vídeo que se segue faz parte integrante do concerto da noite de S. Silvestre de 2001 e quem quiser este DVD encontra-o na compilação produzida por ocasião dos 125 anos da Filarmónica de Berlim.



Aqui está uma forma fabulosa de apresentar um grande êxito de sempre da música popular brasileira. Ver músicos desta craveira a tocar com gosto e boa disposição ainda empolga mais e contribui para um resultado perfeito desta apresentação do Tico-tico.

Devido a razões pessoais ainda não sei se poderei assegurar postagem na próxima 5ª Feira. Se tal não acontecer, até 6ª Feira ou Sábado.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Day In Day Out - Mel Tormé



Hoje pretendo mostrar a faceta de great jazz man de Mel Tormé e para isso escolhi um vídeo em que ele canta uma versão jazz de Day In Day Out. Mais uma vez esta apresentação é parte integrante do concerto de beneficência que o artista deu em 1989 (Standing Room Only) para o Brady Cancer Research Institute e que ocorreu na Academia de Música de Filadélfia. Espero que gostem.




Embora eu não seja um ouvinte de jazz puro (adoro ouvir Sinatra e também gosto de certas músicas da Ella Fitzgerald, quando eles fazem incursões no estilo jazz), reconheço a Mel Tormé um enorme talento para o género. A sua energia era invejável, assim como o seu controlo vocal.

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Soliloquy - Mel Tormé


Hoje pretendo-vos apresentar uma peça musical difícil, pela intensidade interpretativa e exigência vocal que é pedida ao cantor que a apresenta.
O vídeo que se segue faz parte do concerto de beneficência que Mel Tormé deu em 1989 (Standing Room Only) para o Brady Cancer Research Institute e que ocorreu na Academia de Música de Filadélfia e no qual encontramos uma interpretação soberba da peça musical Soliloquy, do famosíssimo musical Carousel. Espero que gostem.




Trata-se de uma verdadeira lição de profissionalismo que este actor, cantor, baterista e verdadeiro ícone do jazz deu aqui aos 64 anos. Fantástico o seu controlo vocal.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

The Girl Hunt Ballet - Fred Astaire & Cyd Charisse


Hoje pretendo relembrar outro número musical fabuloso. The Girl Hunt Ballet é o último número musical do filme The Bandwagon, onde Fred Astaire e a sexy Cyd Charisse dançam juntos como só eles sabiam e o resultado é pura magia. Espero que gostem.


terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Puttin' On The Ritz - Fred Astaire



No post de hoje vamos recuar até 1946 para assistir a uma cena lendária do sapateado. No vídeo que vamos ver Fred Astaire canta e dança Puttin' On The Ritz, sendo este um dos números musicais do filme Blue Skies. Espero que gostem.






Foram inúmeras as prestações com este nível de excepção que levaram os geniais George Balanchine e Rudolph Nureyev a dar o título de dançarino do século XX a Fred Astaire. A sua voz não era nada do outro mundo, mas a sua classe em palco e no écran e ainda o seu talento para a dança faziam minimizar esse aspecto tornando cada cena em que ele entravam num marco para a história das artes.

Umas mudanças no Blog

Cumprimentos a todos. Decidi reformar o layout do blog e permitir qualquer um comentar no mesmo, seja ou não detentor de uma conta Google.

Além disso, alterei ligeiramente o objecto do blog. Como nem sempre existem os vídeos musicais mais notáveis e nem sempre há tempo para os encontrar, decidi passar a dar a minha opinião sobre vídeos musicais que me tocam de alguma forma e que vou encontrando nos sites de partilha de vídeos da internet (baixei um pouco o nível de exigência para postar, mas sem nunca me contradizer a mim mesmo em relação ao que gosto em termos musicais).

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Dancing In The Dark - Fred Astaire & Cyd Charisse


Hoje pretendo andar 55 anos para trás e apresentar um dos números musicais do filme The Bandwagon; Dancing In The Dark, onde encontramos um par famosíssimo da época; Fred Astaire e Cyd Charisse a dançar divinalmente. Espero que gostem.





Uma música fabulosa numa cena de rara beleza.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Bon Jovi - You Give Love a Bad Name


Num registo rock hoje volto a uma das bandas da minha preferência neste estilo musical, os Bon Jovi. No vídeo que apresento de seguida podemos vê-los a cantar e tocar You Give Love A Bad Name, no concerto que deram ao vivo em Tóquio no passado dia 14 de Janeiro. Espero que gostem.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Lover Come Back To Me - Tony Martin


Hoje pretendo relembrar o cantor e actor Tony Martin que, aos 95 anos ainda se mantém activo. No vídeo que encontrei no youtube Tony Martin e Joan Weldon cantam Lover Come Back To Me, do filme Deep In My Heart de 1954. Espero que gostem.



O Tony Martin tinha uma excelente voz e este vídeo permite entender a razão pela qual o cantor ainda dá concertos; o seu aparelho vocal é de excepção.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Eroica - Herbert von Karajan


No seguimento das comemorações do centenário do nascimento do maestro Herbert von Karajan hoje pretendo apresentar-vos a 3ª Sinfonia de Ludwig van Beethoven (Eroica) em mi bemol maior tocada pela Berliner Philharmoniker e dirigida pelo grande maestro. O vídeo tem a versão integral da sinfonia (os 4 movimentos) e remonta ao ano de 1982, sendo parte integrante do concerto de comemoração do centenário da Filarmónica de Berlim.

sábado, 2 de fevereiro de 2008

Moses Supposes - Gene Kelly & Donald O'Connor


Hoje continuo a recordar o grande musical que foi o filme Singing In The Rain de 1952 e o vídeo que se segue é uma pérola do sapateado. Gene Kelly e Donald O'Connor cantam e dançam Moses Supposes. Espero que gostem.



Uma música belíssima, que fica facilmente no ouvido, cantada por dois grandes profissionais que se destacaram de uma forma singular e eterna no mundo da dança (especialmente o Gene Kelly, que em conjunto com o Fred Astaire foram considerados os maiores bailarinos do século passado).
Singing In The Rain será provavelmente o meu filme musical favorito de todos os tempos.