terça-feira, 29 de abril de 2008

Im Krapfenwald'l - Neujahrskonzert 2006


Hoje quero recordar convosco uma passagem do Concerto de Ano Novo de 2006 da Wiener Philharmoniker, dirigida pelo maestro Mariss Jansons. Assim, vamos poder assistir a Im Krapfenwald'l, Polka Française (Op. 336) de Johann Strauss II . Espero que gostem.



Trata-se de uma apresentação de luxo de uma peça muito conhecida, dirigida por um maestro que transborda simpatia e profissionalismo e que infelizmente só teve o mais que merecido reconhecimento mundial depois da queda da União Soviética, já quase com 50 anos (ainda na década de 60, o grande maestro Herbert von Karajan viu nele um músico de primeira classe, quis trazê-lo para a Berliner Philharmoniker e os soviéticos proibiram-no de sair do país).

domingo, 27 de abril de 2008

The Ecstasy of Gold - Ennio Morricone



Retomando as apresentações ao vivo do grande maestro e compositor Ennio Morricone venho hoje recordar convosco The Ecstasy Of Gold, da banda sonora do filme O Bom, o Mau e o Vilão (The Good, the Bad and the Ugly) realizado por Sergio Leone em 1966.
Esta apresentação ao vivo faz parte de um concerto dado em 2005 na cidade de Munique e, de acordo com as minhas pesquisas eu suponho que a orquestra é a Filarmónica de Munique.





Trata-se de uma música lindíssima, com um ritmo perfeito para um filme western, tocada impecavelmente por esta orquestra. Apenas considero menos feliz a escolha da solista, numa opinião meramente pessoal acho o vibrato dela um verdadeiro pavor.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Passera - Il Divo



Pretendo retomar hoje o visionamento de apresentações ao vivo do grupo Il Divo e desta forma no video que escolhi podemos ver e ouvir a música Passera, cantada excelentemente por este quarteto operático no Greek Theatre em 27 de Junho de 2006. Espero que gostem.



Esta é uma apresentação de luxo de uma linda canção. Uma verdadeira lição de canto de quatro mestres.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Tonight - José Carreras


Jose Carreras é um exemplo de força de vontade e como muitos saberão, ele sobreviveu a um ataque muito grave de leucemia em 1987 e, posteriormente esteve associado ao enorme sucesso que foram os concertos dos três tenores nas finais dos Mundiais de futebol de 1990/1994/1998/2002.
Hoje vamos assistir a uma apresentação ao vivo daquele que suponho ter sido o pior ano da vida do tenor, 1987; ele canta Tonight do famoso musical West Side Story, composto por Leonard Bernstein, acompanhado ao piano por Vincenzo Scalera. Espero que gostem.



A voz do Carreras nunca foi a minha preferida no estilo operático, mas a verdade é que a sua dicção e expressividade vocal são de excelência e penso que esse foi o facto que efectivamente o transformou numa referência incontornável no mundo da música.

Alcobaça - Maria de Lourdes Resende



Fazendo agora uma breve homenagem a outra cantora de ouro da década de 50 em Portugal, vamos poder ouvir e ver Maria de Lourdes Resende a cantar a música que a eternizou, Alcobaça, em 1995 numa cerimónia de comemoração dos seus 50 anos de carreira e na qual foi baptizada uma rua em Alcobaça com o seu nome. Chamo atenção especialmente para a versão integral da música que é cantada a partir dos 4:10 minutos do vídeo.



Trata-se de outra grande cantora portuguesa, dotada de uma voz privilegiada. O seu sentido de ritmo é perfeito.
Sinceramente, para mim um cantor como deve ser começa por ter talento e ao chegar à terceira idade, caso não tenha problemas de saúde graves, mantém a capacidade de cantar e encantar. Maria de Fátima Bravo, Maria Clara e Maria de Lourdes Resende são três excelentes exemplos de cantoras de 5 estrelas.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Figueira Da Foz - Maria Clara



Pretendo com este post homenagear uma das maiores vozes femininas que Portugal já teve e, como infelizmente é o fado deste país, os artistas de nível são pouco acarinhados e, passadas muitas décadas, tudo é enterrado nas areias do tempo.
Sem mais demoras, vamos poder ouvir Maria Clara a cantar Figueira da Foz. Pede-se desculpa pela qualidade do vídeo, mas infelizmente trata-se de uma peça única.



Este programa do Herman José data da década de 90 e mesmo tendo a cantora aqui cerca de 70 anos, pode-se notar a categoria vocal da Maria Clara. Uma voz com um timbre lindíssimo, com uma potência que enchia uma sala de espectáculos e uns pianos vocais verdadeiramente maravilhosos.

Cradle of Love - Billy Idol


Hoje vamos poder ver e ouvir o Billy Idol a cantar Cradle Of Love ao vivo na gravação do CD VH-1 Storytellers, em 19 de Abril de 2001. Espero que gostem.


free video hosting
Free Video Hosting


Eu tenho este CD e conforme a idade vai avançando este cantor está a demonstrar um poder de adaptação incrível, sem deixar o seu famoso tom de voz rebelde e rouco e a sua atitude em palco (obviamente menos espalhafatosa do que antes). É um cantor que está a demonstrar que se pode envelhecer e continuar a cantar rock com profissionalismo e garra.

domingo, 20 de abril de 2008

Tienes Razón Amigo - Placido Domingo


Hoje pretendo voltar ao canto de luxo e no vídeo que se segue vamos ouvir Tienes Razón, Amigo, uma ária da zarzuela La Chulapona composta em 1934 por Federico Moreno Torroba e que vai ser cantada por Placido Domingo com a ajuda da soprano Ana María Martinez. Esta apresentação é parte de um concerto ocorrido na cidade de Salzburg no dia 12 de Agosto de 2007. Espero que gostem.




Acho a entrada instrumental literalmente genial, cheia de solero (o acompanhamento instrumental de toda a ária foi excelente). Trata-se de uma ária muito exigente em termos vocais, impecavelmente cantada pelo grande tenor.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Hungarian Rhapsody n. 5 - Franz Liszt


Hoje convido-vos a ouvir um trecho do Silvesterkonzert de 1985 em que podemos ouvir a Rapsódia Húngara nº 5 em Mi menor, composta por Franz Liszt (ver aqui a lista de rapsódias húngaras do compositor) pela Berliner Philharmoniker e dirigida pelo maestro Herbert von Karajan. Espero que gostem.



Trata-se de uma peça com arranjos para orquestra impecavelmente dirigida pelo grande maestro, que na altura já tinha 77 anos.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Moonraker - Shirley Bassey


Hoje quero convidar-vos a assistir ao tema de abertura do filme 007 - Moonraker e no vídeo que se segue pode-se assistir ao genérico de abertura do filme, em que Shirley Bassey canta o tema principal da banda sonora, que também tem o nome do filme, Moonraker. Espero que gostem.



Eu sou fã dos filmes da série James Bond e a magia da música e dos genéricos de abertura, que são na maioria autênticas obras de arte, contribuiu também para o estatuto de culto que esta série de filmes detém para cerca de três gerações de espectadores e fãs.
A música é linda e é cantada por aquela que considero ser a melhor voz feminina da actualidade (com 71 anos esta grande senhora supera, em meu entender, qualquer voz feminina actual; por exemplo a sua actuação no Festival de Glastonbury do ano passado foi arrasadora).

domingo, 13 de abril de 2008

Sweethearts - Anna Moffo & Robert Merrill


Hoje pretendo relembrar convosco um encontro de duas grandes vozes do passado. Em 1983 Anna Moffo e Robert Merrill apresentaram-se juntos no Metropolitan Opera em Nova Iorque e no vídeo seguinte podemos assistir aos dois a cantar Sweethearts da opereta Maytime, composta por Sigmund Romberg. Espero que gostem.



A Anna Moffo, segundo consta, tinha problemas de voz desde a década de 70 e nesta apresentação percebe-se a doçura que tinha a sua voz, mas a fraca potência da mesma era sinal de que algo estava mal. Robert Merrill em 1983 estava já no final da sua carreira, mas mantinha todo o poder da sua grande voz.
O dueto de ambos ao vivo, numa canção com uma melodia lindíssima, é uma grande lição de canto.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Neujahrskonzert 2008 - Georges Prêtre



Hoje pretendo apresentar-vos um vídeo com as duas primeiras apresentações musicais do Concerto de Ano Novo dado no Musikverein pela Wiener Philharmoniker e dirigida pelo maestro Georges Prêtre.
O concerto teve o início com a Marcha de Napoleão (Napoleon-Marsch, op. 156) de Johann Strauss II e seguidamente foi tocada as Andorinhas da Áustria (Dorfschwalben aus Österreich, op. 164) de Josef Strauss. Espero que gostem.






O maestro Georges Prêtre demonstrou todo o poder da orquestra na marcha de Napoleão e nas Andorinhas da Áustria consegue-nos deixar nas nuvens com os agudos dos violinos (toda a peça tem a marca genial do maestro: os lentos, os pianíssimos, os fortes mesmo fortes e a exploração dos recursos dos violinos como só ele sabe).
Agora, quem puder compre o DVD e entenderá melhor o que digo, tenho a certeza. Com som 5 estrelas este concerto de Ano Novo torna-se uma experiência inesquecível.

terça-feira, 8 de abril de 2008

Never Gonna Give You Up - Rick Astley



Hoje pretendo relembrar o maior sucesso de Rick Astley, Never Gonna Give You Up. O vídeo que se segue é o vídeo oficial dessa música, lançada em 1987 e que simplesmente arrasou os tops de vendas tanto nesse ano como no ano seguinte (no Reino Unido esteve em 1º lugar 5 semanas).




É uma música excelente para "abanar o capacete". Vale pela melodia bem disposta e o ritmo contagiante.
Como se sabe este vídeo é a base do esquema denominado rickroll que, segundo vi na BBC, voltou a pôr este cantor na ribalta para uma nova geração de fãs, mas que também deixou o Rick Astley constrangido devido à sua imagem estar colada a uma pantomina informática nem sempre bem aceite.



segunda-feira, 7 de abril de 2008

Stockholm Lisboa Project - Vira dos Noivos


Hoje apresento-vos um grupo de música tradicional portuguesa e sueca, os Stockholm Lisboa Project, que procura juntar e misturar sonoridades dos dois países. No vídeo que se segue podemos ver e ouvir o Vira dos Noivos numa apresentação ao vivo no Keller Teater, em Langnau, na Suíça, no passado mês de Fevereiro. Espero que gostem.




Desta vez ainda não tivemos a oportunidade de ouvir a excelente voz da vocalista do grupo, fica prometido para mais tarde. A melodia é interessante e nota-se uma perfeita harmonia entre os instrumentos tocados (nenhum abafa os outros).
Tenho de agradecer à Sofia Costa, uma amiga do violinista (Sérgio Crisóstomo), ter-me dado a conhecer a existência deste grupo, valeu mesmo a pena.

sábado, 5 de abril de 2008

Karajan 1908-2008 - Silvesterkonzert 1988


No dia em que se comemoram exactamente 100 anos do nascimento do maestro Herbert von Karajan, pretendo relembrar o concerto da Noite de S. Silvestre em 31/12/1988 (ele faleceu a 16 de Julho do ano seguinte). Seguidamente vamos poder assistir ao 3o movimento - Alegro con fuono, do Concerto para Piano e Orquestra nº 1 de Pyotr Ilyich Tchaikovsky , sendo o solista o então muito jovem pianista Evgeny Kissin.




O maestro Karajan foi um exemplo de entrega total à música até ao fim. Ele jamais será esquecido, não só pelo seu estilo muito especial de dirigir uma orquestra, mas especialmente pela sonoridade singular que conseguia retirar de uma orquestra.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Karajan 1908-2008 - An der schönen blauen Donau



Hoje convido-vos a rever uma passagem do Concerto de Ano Novo de 1987 da Wiener Philharmoniker dirigida por Herbert von Karajan, de quem estamos a comemorar o centenário do seu nascimento. Trata-se de uma apresentação obrigatória em todos os concertos de ano novo e que é a Valsa do Danúbio Azul (An der schönen blauen Donau) de Johann Strauss II.



Uma apresentação notável de Karajan, que pessoalmente considero ser a única apta a competir ao mesmo nível com a magistral apresentação desta valsa que nos foi dada pelo maestro Georges Prêtre ao dirigir a Filarmónica de Viena no Concerto de Ano Novo de 2008 (quem quiser pode relembrar aqui).

terça-feira, 1 de abril de 2008

Karajan 1908-2008 - 5ª Sinfonia de Beethoven


Numa homenagem que pretendo deixar no meu blog a Herbert von Karajan, um dos maiores maestros de todos os tempos, de quem se comemoram 100 anos do seu nascimento no próximo dia 5 de Abril, pretendo apresentar hoje a 5ª Sinfonia de Beethoven, num vídeo de 1966. De acordo com as minhas pesquisas, estou a supor que a orquestra seja a Berliner Philharmoniker.

1º e 2º Movimentos:



3º e 4º Movimentos:



Faltam-me conhecimentos em termos de música para poder fazer uma avaliação profunda de uma sinfonia, mas pela batuta deste grande maestro a obra toma um brilhantismo singular.