domingo, 30 de dezembro de 2007

Danny Kaye - Live Performance


Aproveitando para desejar uma excelente passagem de ano para todos os visitantes deste blog hoje deixava um vídeo com um excerto do concerto que o grande Danny Kaye deu em 1948 no London Palladium. Para além de ser um momento para se poder apreciar o génio do artista, a paródia que ele faz aos cantores vaidosos, "good looking" e que simplesmente não sabem cantar, é simplesmente uma obra prima (isto aplica-se a tantos pseudo-artistas que por aí pululam, o que chega a ser inquietante).

sábado, 29 de dezembro de 2007

Die Fledermaus - Overture - Seiji Ozawa


Ao chegar ao fim do ano é altura de concertos de música sinfónica sumptuosos e hoje vamos recordar aqui uma passagem do Concerto de Ano Novo, de 2002, da Wiener Philharmoniker, dirigida pelo maestro Seiji Ozawa, em que é apresentada a abertura da opereta Die Fledermaus de Johann Strauss II.




Quem gostar deste tipo de música sugiro que aceda ao link da Filarmónica de Viena e veja o programa do Concerto de Ano Novo deste ano que vai ser dirigido pelo grande maestro Georges Prêtre, a não perder segundo a minha opinião (RTP1, dia 1 de Janeiro às 14.10h). Neste ano vão ser tocadas apenas peças da família Strauss.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Frank Sinatra & Gene Kelly - Nice 'N Easy


Em 1973 Frank Sinatra gravou um programa de TV para marcar o seu regresso da reforma e actuou ao pé de muitos dos seus amigos onde figuravam no público vários monstros sagrados do mundo artístico de todo o século XX. Desse espectáculo encontrei um vídeo com a apresentação de Nice'N Easy com Sinatra a cantar e o grande Gene Kelly a dançar fabulosamente como só ele sabia e já com 61 anos. Espero que gostem.

LINK PARA O VÍDEO.

Eu comprei o DVD que tem este espectáculo e aconselho, é uma obra de luxo.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Arturo Toscanini - Carmen Suite


Devo confessar que uma das peças clássicas para orquestra que mais me toca, do pouco que conheço como deve ser, é a Suite da ópera Carmen de Georges Bizet e ontem descobri no youtube uma apresentação que numa opinião pessoal atinge o nível de genialidade de uma outra que tenho em DVD interpretada pela Orquestra Filarmónica de Berlim dirigida por Georges Prêtre (1992, Waldbühne) e trata-se de uma gravação de um concerto da NBC Symphony Orchestra em 5/8/1952 no Carnegie Hall, com o grande maestro Arturo Toscanini.

Parte I



Parte II

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Judy Garland - Have Yourself A Merry Little Christmas


É véspera de Natal e aproveito para desejar a todos os que lêem este blog (um sincero agradecimento a todos os que me têm vindo aqui fazer uma visita), um Santo e Feliz Natal.
Dentro do espírito aproveito para deixar aqui um vídeo da canção Have Yourself a Merry Little Christmas cantada por Judy Garland no filme Meet Me In St. Louis, de 1944.

domingo, 23 de dezembro de 2007

The Nutcracker - Tchaikovsky


Estando nós quase no dia de Natal lembrei-me de vos apresentar a suite do bailado O Quebra Nozes de Tchaikovsky, que está tradicionalmente ligado a esta época do ano. A apresentação que se segue insere-se no Concerto de Verão da Berliner Philharmoniker no Teatro Waldbühne de Berlim, em 1993 ("A Noite Russa"), tendo a orquestra sido soberbamente dirigida pelo maestro Seiji Ozawa.

Parte I



Parte II



Uma obra que retrata o génio do compositor, o profissionalismo brilhante desta grande orquestra que é a Filarmónica de Berlim e o toque de génio do grande maestro asiático.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

A-Ha - Lifelines


Hoje pretendo deixar aqui a música principal do CD que os A-Ha lançaram em 2002; Lifelines. O vídeo é uma apresentação ao vivo da banda no programa de televisão da BBC, Top Of The Pops em Julho de 2002.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Montserrat Caballé & Placido Domingo - Cállate Corazón


Para hoje temos um dueto de luxo: Placido Domingo e Montserrat Caballé cantam a ária Cállate Corazón da zarzuela Luisa Fernanda de Federico Moreno Torroba. Esta apresentação faz parte de um concerto que ocorreu no Auditorio Nacional de Madrid a 6 de Janeiro de 1993 com a Orquestra Sinfónica de Madrid.



Palavras para quê? Uma voz feminina de anjo e uma voz masculina sem mácula. O resultado só poderia ser fabuloso.

Giacomo Lauri Volpi - Nessun Dorma


Apresento-vos de seguida um vídeo histórico onde encontramos o tenor Giacomo Lauri Volpi a cantar a famosa ária Nessun Dorma da ópera Turandot de Giacomo Puccini. A apresentação ocorreu em 26/1/1972 no Teatro del Liceo de Barcelona.
Este grande tenor dá-nos aos 80 anos uma lição de profissionalismo difícil de esquecer, a prestação é brilhante em termos de técnica e apesar das limitações óbvias da idade.



Obviamente que no futuro esta ária será objecto de mais posts de outros tenores, mas sinceramente acho esta apresentação no mínimo, inesperada e brilhante.

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Gene Pitney & Marc Almond - Something's Gotten Hold Of My Heart


Hoje venho recordar um ano de ouro no mundo artístico, 1989, onde, entre muitas outras coisas, se celebraram os 50 anos da estreia do filme E Tudo O Vento Levou. Nesse ano os cantores Marc Almond e Gene Pitney juntaram-se para criar um dueto memorável do sucesso de 1967, Something´s Gotten Hold Of My Heart. Apresento de seguida o vídeo de uma apresentação de ambos no programa de televisão de Terry Wogan nesse mesmo ano.



Trata-se de uma das músicas da minha vida. Duas vozes puramente excepcionais, sendo que no caso de Gene Pitney foi a única vez, pelo menos até à data presente que gostei de ouvir alguém cantar com uma voz destas (mesmo o típico tom do menino mimado e berrão, mas com uma melodia fabulosa).

Fica então a homenagem a esse grande senhor que foi Gene Pitney (faleceu no ano passado) e ao grande vocalista que foi Marc Almond (isto, porque para mim deixou de o ser já há muitos anos).

domingo, 16 de dezembro de 2007

Georges Prêtre - Concerto para a Mão Esquerda


Hoje proponho um excerto do concerto de Verão da Berliner Philharmoniker em 1992 no Teatro Waldbühne em Berlim, a Noite Francesa, dirigida pelo genial maestro Georges Prêtre Eu tenho este DVD e aconselho-o vivamente a quem gosta de música clássica, é um concerto onde foi atingido o nível da excelência. Segue-se então o Concerto para a Mão Esquerda (1929 -1930) para Piano e Orquestra de Maurice Ravel, sendo o solista o grande pianista e maestro Leon Fleisher.

Parte I



Parte II

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Ella Fitzgerald and Dinah Shore - Blues medley


O post de hoje permite-me fazer uma pequena homenagem a duas deusas do canto já falecidas: Ella Fitzgerald e Dinah Shore. O vídeo contém um fabuloso medley de blues cantado por ambas no Dinah Shore Show (suponho que este vídeo seja da década de 60).



Este dueto em minha opinião vale pelas duas vozes fabulosas e que "encaixam" na perfeição a cantar em dueto.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Tchaikovsky - 1812 Ouverture


Hoje lembrei-me de voltar ao registo clássico para apresentar a abertura da obra orquestral 1812 de Tchaikovsky, numa apresentação magistral durante o concerto de Verão dado pela Berliner Philharmoniker em 1993 no Teatro Waldbühne de Berlim. E, para se atingir o cume da perfeição, a direcção da orquestra esteve a cargo do grande maestro Seiji Ozawa.

Parte I



Parte II



Interpretação de luxo para uma peça musical majestosa. Desde o começo, com o peso do som dos violoncelos e dos contrabaixos ao poderosíssimo final, toda a obra é poderosa.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Happy Birthday Mr. Sinatra


12 / 12 / 1915 -> 14 / 5 / 1998

Hoje comemoram-se 92 anos do nascimento de um dos maiores cantores da história da música e por isso o post de hoje é para ele mesmo, Frank Sinatra. De seguida, podemos vê-lo a cantar num vídeo de 1945, If You Are But A Dream e The House I Live In, num interessante filme da época da 2ª Guerra Mundial.




terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Placido Domingo - Quiero Desterrar De Tu Pecho El Temor


Hoje lembrei-me de ir procurar uma interpretação de uma Zarzuela e encontrei no youtube uma das mais lindas árias, Quiero Desterrar De Tu Pecho El Temor, da Zarzuela La Del Soto Del Parral de Soutullo e Vert, cantada por Placido Domingo. Esta apresentação é parte de um concerto ocorrido na cidade de Salzburg no passado dia 12 de Agosto.



Considero fabulosa esta interpretação pela idade que este grande tenor já tem (66 anos), embora ele já não atinja os agudos de antigamente, o poder e projecção da sua voz mantêm-se brilhantes.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Danny Kaye & Beverly Sills


Para hoje pretendia apresentar um excerto de uma prestação conjunta da soprano Beverly Sills e do actor e músico Danny Kaye, onde ambos parodiam a ópera. É pena não haver mais dados para localizar geograficamente e temporalmente este vídeo, mas ele é, a meu ver, genial e não poderia deixar de ter uma citação neste blog.

sábado, 8 de dezembro de 2007

Bon Jovi - Have a Nice Day


Hoje e mais uma vez aproveito para relembrar a prestação dos Bon Jovi no mega concerto
Live8 em 2005 com um sucesso do CD da banda desse mesmo ano; Have a Nice Day.



Como já disse em postas anteriores da banda, acho que é de elogiar a voz única do Jon Bon Jovi e a genialidade do guitarrista. Passadas mais de duas décadas desde a sua estreia, eles continuam a brilhar nos palcos de todo o mundo e é isso que interessa.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

A - Ha - Stay On These Roads


A ideia de criação deste blog está a permitir fazer um regresso ao passado e recordar músicas que marcaram os meus anos de teenager. Hoje venho aqui recordar uma música que foi lançada quando eu tinha 16 anos (1988) e foi mais um grande êxito dos A-Ha: Stay On These Roads.
O vídeo que deixo de seguida é retirado do concerto que a banda deu na cidade de Oslo no dia 24 de Março de 2001.



Segundo soube, está previsto o lançamento para breve de um novo CD da banda e indubitavelmente que continuam a merecer toda a minha atenção e interesse.
A voz de Morten Harket é única e não é só pelos agudos que alcança, a meu ver a expressividade da sua voz é incomparável.

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Rimsky KorsaKov - Vôo Do Besouro



Voltando a um registo mais clássico, hoje apresento-vos o Vôo Do Besouro de Rimsky Korsakov. A apresentação é um extracto do concerto de Verão de 1997 no Teatro Waldbühne em Berlim, pela Berliner Philharmoniker e dirigida pelo maestro Zubin Mehta.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Sinatra & Jobim - The Girl From Ipanema



Juntando dois nomes grandes da música, Frank Sinatra e António Carlos Jobim, hoje apresento um vídeo, salvo erro de um programa de televisão gravado em 1967 em que os dois cantam em dueto The Girl From Ipanema.



Este dueto tornou-se um marco universal da Bossa Nova e foi pena os dois terem-se juntado apenas mais uma vez e 27 anos depois para gravar uma das músicas do 2º CD de duetos do Sinatra (Duets II - 1994, Fly Me To The Moon).

sábado, 1 de dezembro de 2007

Tony Martin - arte aos 94 anos


Da mesma forma que encontrei aquele excelente cantor de 80 anos, chamado Ed Ames e que já foi objecto de um post aqui no blog, hoje deixo aqui uma apresentação musical que vale pelo poderoso exemplo de coragem de quem a fez.
No programa da PBS, "My Music: 50's Pop Parade", transmitido no passado dia 1 de Agosto actuou também Tony Martin, que no próximo dia de Natal vai fazer 95 anos. Eu não conhecia este cantor, que é marido da bela bailarina e actriz Cyd Charisse. Na sua prestação cantou Begin The Beguine de Cole Porter e There's No Tomorrow, a versão inglesa de O Sole Mio.



Este artista tem uma voz ainda controlada e, mesmo com os vibratos derivados de uma idade extremamente avançada, é agradável de se ouvir. A geração deste homem praticamente já não existe no mundo dos vivos e portanto, para mim, que sempre gostei de ver filmes antigos, foi um gosto enorme rever um artista do tempo da 2ª Guerra Mundial recriar o ambiente de salão como ninguém consegue hoje ao tentar imitar os artistas desse tempo.

Eu só espero que este vídeo permaneça no youtube, porque é uma lição de canto de um nonagenário para quem tem menos uns setenta anos do que ele e que pretende afirmar-se como artista nos palcos apenas pelo look chocante e não pelo talento vocal.