sábado, 29 de março de 2008

Una Rosa De Francia - Compay Segundo & Omara Portuondo


Hoje pretendo relembrar um dos maiores músicos cubanos, Compay Segundo. Excelente instrumentista e guitarrista, inventor do armónico, um prolífico compositor, ele marcou de forma indelével o espectro musical cubano durante mais de 80 anos de carreira.
No vídeo que se segue poderemos assistir a um dueto de Compay Segundo com a grande cantora Omara Portuondo, em que os dois cantam Una Rosa De Francia. Esta apresentação faz parte de um concerto dado ao vivo no Olympia de Paris em 1998 (garanto-vos que o ano do concerto é 1998, eu tenho o DVD deste espectáculo). Espero que gostem.



Ao Compay perdoam-se as pequenas desafinações. Ele tinha 91 anos, brindava-nos sempre com umas prestações de guitarrista de primeira classe, tinha uma potência vocal considerável e, sinceramente sempre que o ouço sinto sempre que estou perante um compositor e artista clássico, a música tradicional cubana era apresentada por ele de forma fidelíssima. Omara Portuondo é dona de uma linda voz e o seu à vontade a cantar é notável.

Sem comentários: