sábado, 29 de março de 2008

Una Rosa De Francia - Compay Segundo & Omara Portuondo


Hoje pretendo relembrar um dos maiores músicos cubanos, Compay Segundo. Excelente instrumentista e guitarrista, inventor do armónico, um prolífico compositor, ele marcou de forma indelével o espectro musical cubano durante mais de 80 anos de carreira.
No vídeo que se segue poderemos assistir a um dueto de Compay Segundo com a grande cantora Omara Portuondo, em que os dois cantam Una Rosa De Francia. Esta apresentação faz parte de um concerto dado ao vivo no Olympia de Paris em 1998 (garanto-vos que o ano do concerto é 1998, eu tenho o DVD deste espectáculo). Espero que gostem.



Ao Compay perdoam-se as pequenas desafinações. Ele tinha 91 anos, brindava-nos sempre com umas prestações de guitarrista de primeira classe, tinha uma potência vocal considerável e, sinceramente sempre que o ouço sinto sempre que estou perante um compositor e artista clássico, a música tradicional cubana era apresentada por ele de forma fidelíssima. Omara Portuondo é dona de uma linda voz e o seu à vontade a cantar é notável.

quinta-feira, 27 de março de 2008

Lost Highway - Bon Jovi


Hoje pretendo voltar ao registo rock para apresentar o videoclip oficial da música Lost Highway dos Bon Jovi (CD que foi lançado em 2007). Espero que gostem.



A banda está a evoluir de tal forma que o avançar da idade dos seus elementos está perfeitamente adaptada à sua forma de estar. Desta forma, basta haver saúde que os Bon Jovi vão-se manter na estrada por mais e bons anos. O profissionalismo desta banda é notável.

terça-feira, 25 de março de 2008

I Wish I Care - A-Ha & Anneli Drecker



Hoje venho aqui recordar mais uma passagem do concerto ao vivo dado pelos A-Ha em Oslo no dia 24 de Março de 2001 e, no vídeo que se segue podemos assistir ao grupo a cantar e tocar I Wish I Care, onde Morten Harket canta em dueto com Anneli Drecker. Espero que gostem.



Esta prestação ao vivo espelha bem o profissionalismo da banda e a grande qualidade do seu vocalista. Anneli Drecker para mim foi uma excelente surpresa, tem uma linda voz.

domingo, 23 de março de 2008

If I Were A Rich Man - Robert Merrill


Com os desejos de um feliz dia de Páscoa para todos os leitores deste blog, hoje convido-vos a ouvir o barítono Robert Merrill a cantar If I Were A Rich Man, do famoso filme Um Violino no Telhado (Fiddler on the Roof). Esta apresentação faz parte de um concerto ocorrido em 1978 na cidade de Baden Baden.




Esta música para mim só me satisfaz quando cantada por este mestre da voz. Simplesmente excelente.

sexta-feira, 21 de março de 2008

Le Nozze di Figaro - Overture - Sir Neville Marriner



Voltando à música clássica, hoje pretendo apresentar a abertura da ópera As Bodas de Figaro de Wofgang Amadeus Mozart. Esta apresentação é parte integrante de um concerto dado em 1994 no Carnegie Hall, com a orquestra da Academy of St. Martin in the Fields, dirigida pelo grande violinista e maestro Sir Neville Marriner. Espero que gostem.



Esta abertura está soberbamente dirigida como não seria de esperar outra coisa deste maestro.

quarta-feira, 19 de março de 2008

When I Fall In Love - Rick Astley



Ainda no estilo musical de Nat King Cole, hoje pretendia relembrar a versão de When I Fall In Love cantada por Rick Astley. Espero que gostem.





Esta versão de Rick Astley, que é de 1987, chegou ao 2º lugar no top de vendas do Reino Unido. Com esta música, a meu ver, o Rick Astley provou ser um vocalista de nível, que tinha talento para cantar grandes músicas, para além de cantar música para "abanar o capacete".

segunda-feira, 17 de março de 2008

Unforgettable - Nat King Cole


Se fosse vivo, Nat King Cole, um dos maiores nomes da música do mundo, nascido nos Estados Unidos, faria hoje 89 anos. Numa homenagem, o vídeo que vos apresento hoje, não tem dados nenhuns para o localizar geograficamente e temporalmente, mas suponho ser dos anos 60. Nele encontramos este cantor, compositor e pianista exímio a cantar Unforgettable, um êxito universal. Espero que gostem.



Puro talento. Com uma postura em palco mesmo ao seu estilo (pouco se mexia), com toda a simplicidade ele arrasava audiências com o seu poder vocal e interpretativo (era notável a sua entoação enquanto cantava).
Foi um momento realmente mágico.

sexta-feira, 14 de março de 2008

Annen Polka - Neujarhskonzert 1987



Continuando a rever o Concerto de Ano Novo de 1987, que aconteceu como é tradição no lindíssimo Musikverein, hoje vamos poder ver e ouvir Annen Polka, composta por Johann Strauss II, tocada pela Wiener Philharmoniker e dirigida por Herbert von Karajan. Espero que gostem (no vídeo, a peça começa aos 1:20 minutos).



Palavras para quê? Até ao fim, o grande maestro foi rei. Apresentação perfeita. Verifique-se o nível de concentração dos elementos da orquestra e a satisfação de Karajan pelo resultado alcançado.

quinta-feira, 13 de março de 2008

O Vento Mudou - Eduardo Nascimento


Eu queria hoje recordar aquela que para mim será a melhor música vinda de um Festival da Canção. Trata-se de O Vento Mudou , que foi cantada em 1967 pelo Eduardo Nascimento e, no vídeo que se segue podemos recordar a sua prestação ao vivo e em directo na final que ocorreu em Viena de Áustria. Foi o famoso maestro Armando Tavares Belo que dirigiu a orquestra do Festival. Espero que gostem.



Aqui está uma voz de baixo notável, de uma pessoa de sorriso simpático, dotado de melodia ao cantar e que infelizmente deixou de cantar muito cedo. Tendo eu 35 anos conheci o Eduardo Nascimento apenas durante a década de 90 e através da televisão, onde ele fez umas aparições pontuais. Para meu espanto a sua voz, então com cerca de 50 anos, mantinha-se simplesmente impecável.

terça-feira, 11 de março de 2008

Va pensiero - Myung-whun Chung


Hoje pretendo convidar-vos a ver uma apresentação de Va pensiero, o memorável coro do 3º acto da ópera Nabucco de Giuseppe Verdi. Do vídeo sei apenas que esta apresentação ocorreu na Basílica de S. Francisco de Assis e que o maestro é Myung-whun Chung.




Trata-se de uma das mais lindas apresentações desta música. Como conhecedor caloiro de música clássica, acabei por descobrir aqui mais um maestro com um toque muito especial, também um grande utilizador dos pianíssimos como o grande Georges Prêtre.

Quem quiser comparar com a versão da Orquestra Filarmónica de Berlim, dirigida por Claudio Abbado, em 1996 no Teatro Waldbühne clicar aqui.

domingo, 9 de março de 2008

The Lady Is A Tramp - Frank Sinatra & Ella Fitzgerald


Hoje fazemos uma viagem para o passado, para a década de 60, onde podíamos encontrar os monstros sagrados da música das duas décadas anteriores ainda em pleno uso das suas capacidades físicas (a idade ainda não lhes pesava muito). Assim, no vídeo seguinte vamos poder assistir a uma interpretação de luxo da música The Lady Is A Tramp, cantada em dueto por Frank Sinatra e Ella Fitzgerald, num programa de televisão da época (embora o vídeo não tenha informações acerca da data desse programa, o aspecto dos dois revela que se trata inequivocamente da década de 60). Espero que gostem.



Acabámos de ouvir e ver apenas uma interpretação de dois dos maiores cantores de sempre. Além disso louva-se o acto de ambos cantarem com um sorriso, ao contrário do que é moda hoje em dia, em que se vêm tantos artistas com cara de "poucos amigos" em palco (há lá coisa mais irritante? ... digo eu ...)


sexta-feira, 7 de março de 2008

Together Forever - Rick Astley


Relembrando os meus tempos de teenager e num estilo completamente descontraído, hoje apresento o vídeo de Together Forever (1987), cantada por Rick Astley. Esta música foi um grande sucesso e reflecte um estilo 100% created in the 80´s.




Este tipo de músicas quando espremidas não têm efectivamente sumo nenhum, mas o ritmo de Together Forever é contagiante e marcou-me, pois sou efectivamente membro daquela geração.


quinta-feira, 6 de março de 2008

New York Philarmonic Orchestra in Pyongyang



Voltando ao concerto dado pela New York Philharmonic Orchestra no passado dia 25 de Fevereiro em Pyongyang, hoje pretendo apresentar dois momentos musicais de primeira classe.
No primeiro vídeo podemos assistir ao 4º movimento da 2ª Suite de L'Arlésienne - Farandole, de Georges Bizet e no segundo vídeo a orquestra toca sozinha a abertura da opereta Candide, composta pelo antigo maestro e Director Musical da Filarmónica de Nova Iorque, o grande Leonard Bernstein. Espero que gostem.





Excelentes interpretações, embora pessoalmente tenha preferido a Farandole, estava soberbamente interpretada (quem quiser relembrar a abertura desta opereta dirigida pelo Bernstein em 1989 clique aqui).

quarta-feira, 5 de março de 2008

O Mio Babbino Caro - Montserrat Caballé


Hoje pretendo recordar uma das maiores sopranos espanholas a cantar ao vivo. No vídeo que vamos poder ver, Montserrat Caballé, aos 65 anos, canta magistralmente a ária O Mio Babbino Caro, da ópera Gianni Schicchi, composta por Giacomo Puccini. Esta apresentação ocorreu ao vivo no Teatro Real de Madrid em 1998. Espero que gostem.



Trata-se de uma grande senhora, com uma voz singular, dotada de uma simpatia e boa disposição cativantes (o seu sorriso é um verdadeiro espectáculo). Esta apresentação musical está, a meu ver, uma obra prima, com capacidade de deixar pele de galinha a quem a ouve.


segunda-feira, 3 de março de 2008

Orpheus-Quadrille - Neujahrskonzert 2008


Voltando ao último Concerto de Ano Novo da Wiener Philharmoniker, que ocorreu em 1/1/2008 no Musikverein, hoje vamos poder rever o maestro Georges Prêtre numa apresentação memorável da Orpheus-Quadrille, Op. 236, de Johann Strauss II. Espero que gostem.





É fascinante ver mais uma vez a paixão com que este maestro se entrega num concerto. O final desta peça é simplesmente brutal, de perder o fôlego.

sábado, 1 de março de 2008

Red, Red Wine - UB 40


Hoje pretendo voltar ao reggae e apresento de seguida um enorme sucesso dos UB40, Red, Red Wine, mas infelizmente o vídeo não possui dados para o poder localizar temporalmente, no entanto entende-se que é uma apresentação ao vivo num programa de televisão e é bastante actual.



É espantoso verificar a qualidade da voz do Ali Campbell a caminho dos 50 anos, ele é efectivamente um reggae man. Esta banda não tem rivais à altura no seu estilo.