segunda-feira, 8 de junho de 2009

O Vento Mudou - Eduardo Nascimento & Teresa Radamanto / 2008


Hoje temos um vídeo de um ensaio com dois cantores de duas gerações distintas. São eles Eduardo Nascimento e Teresa Radamanto a ensaiar a canção O Vento Mudou de Nuno Nazareth Fernandes e João Magalhães Pereira, para a apresentação ao vivo no programa A Minha Geração da RTP. Espero que gostem.



Convém não esquecer que este é um ensaio de uma cantora em início de carreira e de um artista afastado dos palcos há 40 anos (e que ganhou o Festival da Canção em 1967 com esta canção), cujas vozes combinaram muito bem em dueto. Numa opinião meramente pessoal acho que a Teresa tem uma grande voz, mas precisa de trabalhar o vibrato (excessivo para a idade que ela tem e com uma voz um bocado estridente) no fim das frases e o grande Eduardo Nascimento, que faz 65 anos este ano, mantém o brilho da sua voz (é impressionante a potência vocal), mas estava descaradamente nervoso (tendo acabado por ter uma prestação pior depois no programa ao vivo, com público a assistir - link). O problema que ele evidenciou a cantar foi o descontrolo no fim das frases (respiração e controlo do vibrato).
Era óptimo que o Eduardo Nascimento aparecesse mais vezes em palco, porque ele é sem dúvidas um dos melhores baixos de sempre na música portuguesa.

Sem comentários: