sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Joyeux Anniversaire Maestro!


O maestro Georges Prêtre faz hoje 85 anos e convido-vos a comemorar condignamente esta data realçando o génio artístico deste homem que ainda se mantém no activo.
No seguimento do post do dia 12 de Agosto hoje avançamos 47 anos no tempo com a apresentação de dois vídeos de apresentações ao vivo referentes a um dos concertos do Festival Chorégies D'Orange ocorrido há 10 dias, no dia 4 de Agosto. Trata-se da interpretação de dois intermezzos sinfónicos com o grande maestro a dirigir a Orchestre National de France. O primeiro é da ópera I Pagliacci de Ruggiero Leoncavallo (libretto) e o segundo refere-se à ópera Cavalleria Rusticana (libretto) de Pietro Mascagni. Espero que gostem.

I Pagliacci - Leoncavallo



Cavaleria Rusticana - Mascagni



Foram dois momentos de puro génio, do melhor que já vi. O trabalho das variáveis legato, os pianíssimos, o som dos violinos ... tudo está magistral. Estes dois intermezzos são pura manifestação de emoções nas mãos de Georges Prêtre. Neste link poderão assistir a um vídeo sobre o ensaio das duas óperas dirigidas pelo maestro nesse concerto do passado dia 4 de Agosto.
Que Deus dê saúde a este grande mestre (que é o "culpado" de eu ter reencontrado o gosto pela música erudita) para que nos anos que ainda ande pela Terra ainda nos possa presentear com mais algumas obras primas como só ele sabe criar com as suas interpretações (não esquecer de assistir no dia 1 de Janeiro de 2010 o Concerto de Ano Novo da Filarmónica de Viena).

Sem comentários: