terça-feira, 31 de março de 2009

Haydn's 97th Symphony - Leonard Bernstein / 1975

Neste ano completa-se a 30 de Maio 200 anos do falecimento do compositor austríaco Joseph Haydn e hoje convido-vos a celebrar o aniversário do compositor (nascido em 1732) com a interpretação integral da sua 97ª Sinfonia em Dó Maior pela New York Philharmonic, dirigida pelo maestro Leonard Bernstein (de acordo com as pesquisas feitas estou a supor que esta apresentação ao vivo é de 1975 e que ocorreu no Avery Fisher Hall). Espero que gostem.

1ª Parte:



2ª Parte:



3ª Parte:



Música de palácio, digna de reis, aqui soberbamente interpretada e dirigida pelo mestre Bernstein.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Farandole - Mariss Jansons


Hoje quero voltar convosco ao reportório clássico francês (aqui, como sempre, o conceito de música clássica é tomado em sentido mais abrangente, sem especificar as épocas e classificações de cada período) para vos apresentar uma interpretação da 2ª Suite de L'Arlésienne - Farandole, de Georges Bizet pela Symphonieorchester des Bayerischen Rundfunks (Orquestra Sinfónica da Rádio da Bavária) dirigida pelo seu director, o maestro Mariss Jansons. Embora não haja nenhuma referência à data desta apresentação ao vivo supõe-se que a mesma seja bastante recente, que se deduz do aspecto físico do maestro (actualmente já está com 66 anos),Espero que gostem.



Uma interpretação de luxo por um dos grandes maestros da actualidade, com muitos prémios de reconhecimento internacional do seu talento. A parte final é de cortar a respiração pelo crescendo literalmente explosivo.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Berliner Luft - Neeme Järvi & Berliner Philharmoniker / 2006


Hoje convido-vos a assistir à interpretação de uma famosíssima marcha Berlinense, a Berliner Luft de Paul Lincke, que é a última peça do concerto de Verão de 2006 da Berliner Philharmoniker no Teatro Waldbühne de Berlim e que nesse ano teve a direcção de orquestra a cargo do maestro estoniano Neeme Järvi. Espero que gostem.





Neeme Järvi é um maestro que congrega em si talento e boa disposição. Esta interpretação tem o ritmo e força/brilho dos metais/percussão, que é exigido para uma marcha alemã ser bem tocada.

sábado, 21 de março de 2009

Chineser-Galopp - Neujahrskonzert 2008

Fonte: www.sommernachtskonzert.at

Hoje volto a convidar-vos para assistir a mais uma passagem do Concerto de Ano Novo de 2008 da Wiener Philharmoniker sob a batuta do grande maestro Georges Prêtre e que ocorreu no Musikverein. O vídeo apresentado corresponde à interpretação da polka Chineser-Galopp, op. 20, de Johann Strauss pai. Espero que gostem.




Uma grande polka, que na minha opinião ganhou com o tempo acelerado (isto em comparação com outras interpretações desta peça que já ouvi antes) adoptado por Georges Prêtre nesta interpretação. Vai a minha referência habitual para a alegria que este maestro octogenário exibe a fazer o seu trabalho, dá gosto ver a sua postura em palco.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Cotton Tail - Mel Tormé / 1988



Sendo eu um apreciador de vários estilos musicais do tempo dos meus avós, hoje convido-vos a mergulhar num ambiente de puro jazz para assistir a uma interpretação ao vivo (de 1988) de Cotton Tail de Duke Ellington, pela Marty Paich Orchestra acompanhada pelo grande Mel Tormé na bateria. Espero que gostem.




Uma das facetas do ambiente musical dos anos 40 foi aqui reproduzido na perfeição (e estávamos em 1988). Mel Tormé demonstrou ter o ritmo na alma, ele era o artista completo e efectivamente versátil.

domingo, 15 de março de 2009

Everything's Coming Up Roses - Ethel Merman

Fonte: http://broadwayworld.com/

Hoje mantemo-nos no universo dos musicais norte-americanos para apresentar uma interpretação de Everything's Coming Up Roses de Jule Styne e Stephen Sondheim (do musical Gipsy, a Musical Fable de 1959) pela diva Ethel Merman, que se trata de uma apresentação ao vivo que remonta aos últimos anos da sua vida (nos comentários do vídeo é referido que esta apresentação ao vivo será de 1982 ou 1984 e é sem dúvidas dos primeiros anos da década de 80, pois nota-se que a artista aparentava aproximadamente 75 anos). Espero que gostem.




Trata-se de uma diva, uma das grandes vozes femininas da História. Era uma artista dotada de um poder interpretativo muito acima do normal e mesmo muito para lá da idade da reforma ela detinha um notável controlo sobre o seu aparelho vocal. Para finalizar fica uma justa referência ao sumptuoso acompanhamento instrumental que a Ethel Merman teve neste momento musical.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Ol' Man River - Samuel Ramey / 1997


Hoje quero-vos convidar a relembrar um êxito do tempo dos grandes musicais norte-americanos. Assim, no vídeo que se segue vamos assistir a uma interpretação de Ol' Man River, (canção com música de de Jerome Kern e letra de Oscar Hammerstein II, feita para o musical Show Boat de 1925), cantada pelo baixo/barítono Samuel Ramey acompanhado pela American Theatre Orchestra dirigida pelo maestro Paul Gemignani. Esta apresentação ao vivo faz parte de um concerto de homenagem ao musical norte americano feito em 1997 no Avery Fisher Hall em Nova Iorque. Espero que gostem.




Uma interpretação de luxo desta canção lendária. Samuel Ramey, aqui já com 55 anos, é um vocalista que controla a sua voz como poucos, aliás é impressionante verificar as notas baixíssimas que ele consegue alcançar, sem dificuldades de as suster o tempo necessário. Ao longo da sua carreira (que ainda não terminou), este artista tem dado uma nobreza inesquecível aos papéis operáticos (e não só) com vozes graves.

segunda-feira, 9 de março de 2009

When The Saints Go Marchin' In - The Danny Kaye Show / 1966


Hoje quero recordar convosco um clássico norte-americano, nas vozes de Danny Kaye e Louis Armstrong, When The Saints Go Marchin´In. Esta interpretação faz parte do The Danny Kaye Show gravado, segundo as minhas pesquisas, em Setembro de 1966. Espero que gostem.



Uma interpretação de luxo com o grande Satchmo e o Danny Kaye, que considero um dos maiores artistas de todos os tempos.
O imenso talento dos dois artistas transformou este dueto num momento inesquecível. É simplesmente adorável o crescendo da "desarrumação" feita pelos dois ao longo do dueto, o final da interpretação é verdadeiramente empolgante.

sexta-feira, 6 de março de 2009

I Won't Let The Sun Go Down On Me - Nik Kershaw / 2008


O que eu ando a verificar em mim, conforme passam os meses desde que eu comecei a fazer este blog, é que a minhas preferências e gostos musicais estão a expandir-se, modificar-se e também a enriquecer-se. Um dos artistas que aprendi a apreciar de outra forma é o Nik Kershaw e para hoje faço-vos o convite para assistir à interpretação de I Won't Let The Sun Go Down On Me, composta em 1983, no programa de TV norueguesa, "Den store klassefesten" (A Grande Reunião), que foi feito em 1/Mar./2008, o dia em que o artista celebrou 50 anos de vida. Espero que gostem.



Foi uma prestação de excelência em termos vocais, ritmo e melodia, só foi pena o Nik Kershaw não ter conseguido alcançar os agudos da melodia aproximadamente aos 2:16, 2:17 minutos tal como antigamente, mas pronto, temos que entender que os 50 anos a voz está ligeiramente mais grave.

terça-feira, 3 de março de 2009

Vergnügungszug - Karajan / Neujahrskonzert 1987


Hoje convido-vos a regressar comigo a 1/Jan./1987, para assistirmos no Musikverein de Viena à interpretação de Vergnügungszug - Viagem de Comboio (Fast polka ; Polka rapide ; Polka schnell), op. 281, composta por Johann Strauss filho e que foi uma das peças do Neujarhskonzert der Wiener Philharmoniker, dirigida nesse ano pelo maestro Herbert von Karajan. Espero que gostem.



Johann Strauss teve uma ideia genial de "pôr" uma orquestra a simular os sons dum comboio em viagem. A interpretação dirigida Karajan está perfeita em termos de vida, ritmo e expressividade.