domingo, 31 de maio de 2009

You Give Love A Bad Name - Bon Jovi / 2008 - Rock in Rio

Fonte: www.topnews.in

Estando-se desde ontem a fazer a contagem para o Rock in Rio de Lisboa em 2010 (que começou com um fantástico fogo de artifício na Ponte 25 de Abril, a lembrar por vezes o estilo dos fogos de Ano Novo em Sidney), convido-vos hoje a assistir à interpretação de You Give Love A Bad Name dos Bon Jovi, apresentação ao vivo que faz parte do concerto que eles deram em 31/5/08 no Parque da Bela Vista. Espero que gostem.




Soberbo. Em hard rock e com 26 anos de carreira eles são imbatíveis. A simpatia, a grande voz, a coreografia e o acompanhamento orquestral ... tudo está doseado com classe, bom gosto e elevado profissionalismo.

sábado, 30 de maio de 2009

"Cool" - NYO & Sir Neville Marriner/ 2007



Voltamos hoje à obra prima de Leonard Bernstein, West Side Story, para assistir à interpretação da 7ª parte das Symphonic Dances from West Side Story (Suite de Danças Sinfónicas), "Cool", pela National Youth Orchestra of Great Britain, dirigida pelo maestro Sir Neville Marriner. Esta apresentação ao vivo faz parte de um concerto de 2007 ocorrido no St. David's Hall, na cidade de Cardiff. Espero que gostem.




A interpretação orquestral deste momento de alta tensão na obra (cf. letra da música - link) está dirigida magistralmente por um dos melhores músicos da história moderna da música. Com uma orquestra de instrumentistas todos jovens e extremamente talentosos foi espectacular ver o profissionalismo dos mesmos numa peça que parece-me tudo menos de fácil execução. Para terminar quero realçar o som dos violoncelos, aqui também se nota o "dedo" do grande maestro.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Ungarischer Tanz Nr. 5 - Orchestre National de Lille


Hoje quero apresentar pela primeira vez aqui no blog um maestro francês que tem um estilo musical com algumas semelhanças com o seu compatriota Georges Prêtre. Trata-se de Jean Claude Casadesus (link para o site da família Casadesus) e no vídeo seguinte vamos assistir à interpretação da Ungarischer Tanz Nr. 5 (Dança Húngara nº 5) de Johannes Brahms pela Orquestra Nacional De Lille (fundada por este maestro em 1976). Esta apresentação ao vivo é recente dado o aspecto físico do maestro, mas o vídeo não fornece dados nenhuns para localizar temporalmente e geograficamente este concerto) Espero que gostem.




Soberbo. O trabalho das variáveis tempo e ritmo, o jogo dos pianíssimos e fortes (aqui ele revela um estilo similar ao do maestro Georges Prêtre, o que me agrada de sobremaneira) e a emoção com que o maestro se entrega à direcção de orquestra deram um cunho singular e apelativo a esta interpretação e são um exemplo da enorme sensibilidade deste grande músico francês que está com 73 anos.

domingo, 24 de maio de 2009

Life Upon The Wicked Stage - Virginia O'Brien / 1946


E hoje vamos ressuscitar das areias do tempo uma grande senhora do show business, Virginia O'Brien. No vídeo que se segue vamos assistir à sua interpretação da canção de Jerome Kern, Life Upon The Wicked Stage, no filme Till the Clouds Roll By (no número musical em que se relembra o musical de 1927, Show Boat), realizado em 1946 por Richard Whorf. Espero que gostem.




Virginia O'Brien era uma mulher lindíssima e para além disso tinha todos os atributos de uma grande artista. O tom de voz de mulher sexy deu-lhe um enorme êxito e espanta-me a facilidade e profissionalismo singular com que ela cantava.

sábado, 23 de maio de 2009

It´s A Wonderful Life - Black / Prince's Trust - 1988


Depois de ter apresentado por aqui um vídeo com uma interpretação dos Black (em estúdio - link) de It's A Wonderful Life (1987), hoje convido-vos a assistir a um vídeo com uma interpretação ao vivo pela banda desta mesma música no Prince's Trust Concert de 1988 (e não 1987 como é referido). Espero que gostem.



Para mim um vocalista revela o seu talento em palco ao vivo e sem efeitos de estúdio para tornar a voz fabulosa; Colin Vearncombe cantava (e canta) bem tanto em estúdio como ao vivo e graças à sua voz esta música tornou-se intemporal. O seu estilo deixou marcas nos anos 80 e agora a Internet está a ajudar muitos a reencontrar ou conhecer pela primeira vez este vocalista.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

All The Things You Are - Tony Martin / 1946


Fazemos agora uma incursão pelo universo musical da geração dos meus avós para ouvir o enorme êxito de Jerome Kern, All The Things You Are, na voz de Tony Martin. Esta interpretação faz parte do filme Till the Clouds Roll By, realizado em 1946 por Richard Whorf. Espero que gostem.



Num estilo típico da época, temos aqui uma interpretação vocal perfeita (legato magistral, suavidade e souplesse sempre que necessário, fortes e pianos impecavelmente doseados ao longo da canção) deste grande senhor do show business do século XX (e que incrivelmente ainda se mantém no activo, aos 96 anos).

domingo, 17 de maio de 2009

Hunting High And Low - A-Ha live in Kiel / 2007


Vamos regressar hoje ao rock com os A-Ha e o convite que vos faço é para assistir à interpretação do mega êxito Hunting High And Low, lançada em 1986 no formato single. A apresentação ao vivo deste vídeo faz parte do concerto que o grupo deu em 15/Set./2007 no porto da cidade de Kiel (norte da Alemanha). Espero que gostem.




Esta música ficou na memória de todos os que "passaram" pela década de 80. Exalte-se com toda a justiça a excelente prestação vocal de Morten Harket e o grande acompanhamento orquestral da banda que contribuiram para um grande momento musical.

sábado, 16 de maio de 2009

Schneller Walzer - Sommernachtskonzert 2008



Fonte: http://www.sommernachtskonzert.at

Continuando a assistir às interpretações do Sommernachtskonzert der Wiener Philharmoniker de 3/Jun./2008, que ocorreu como sempre nos jardins do Palácio de Schönbrunn (Viena), nesse ano sob a batuta do maestro Georges Prêtre, o convite de hoje é para assistir à Schneller Walzer, Molto con moto, da suite da ópera Der Rosenkavalier (sinopse e libretto), o.Op. 145 (TrV 227d, AV 145) de Richard Strauss. Espero que gostem.




Uma obra prima, esta valsa tem uma melodia a lembrar o estilo por vezes meio delirante de Maurice Ravel. O final está espectacular, com o toque genial do grande Georges Prêtre.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Mambo - NYO & Sir Neville Marriner / 2007


O convite de hoje leva-nos para o universo musical do mestre Leonard Bernstein e então o vídeo que se segue é uma interpretação de Mambo, que faz parte da Suite de Danças Sinfónicas da grande obra musical que é West Side Story, pela National Youth Orchestra of Great Britain dirigida por Sir Neville Marriner. Esta apresentação ao vivo faz parte de um concerto ocorrido em 2007 no St. David's Hall, na cidade de Cardiff. Espero que gostem.




Esta é uma orquestra que é um exemplo de um conjunto de enormes talentos para a música de orquestra vindos da gente mais nova. Uma interpretação de luxo deste número, com a direcção de um dos grandes maestros do século XX e que aos 85 anos ainda se mantém no activo (tendo em conjunto com Georges Prêtre o título de maestro mais idoso em actividade), que conseguiu aqui uma prestação magistral com esta orquestra de jovens.

domingo, 10 de maio de 2009

New York, New York - Sinatra & Liza Minelli / 1990



Hoje temos um dueto histórico. Daquele que suponho ser o concerto de celebração do 75º aniversário de Frank Sinatra (1990) vamos assistir a uma interpretação não planeada de New York, New York. Espero que gostem.




Este dueto vale como um diamante para demonstrar o que é ser um artista de 1ª classe. Sem ensaios, sem rede, Frank Sinatra aceitou um dueto com uma grande senhora do show business, que já na altura mostrava sinais evidentes de ter a voz mal tratada e o resultado foi um momento musical de grande nível.

sábado, 9 de maio de 2009

Iliza (Gomará Saia) - Duo Ouro Negro / 1968


Hoje tenho para vos apresentar uma das músicas mais míticas do Duo Ouro Negro, Iliza (Gomará Saia) e a interpretação que vamos assistir é de 1968. O vídeo pertence à parte inicial da opereta, Rua D'Iliza, que foi gravada pela RTP nesse ano. Espero que gostem.



Esta música tem uma melodia lindíssima, que fica no ouvido com uma facilidade incrível. É interessante ver a mistura da cultura angolana e portuguesa tanto nesta música como no resto da opereta. Espero que um dia alguém com bom gosto leve novamente ao palco esta opereta, Portugal tem de terminar de uma vez por todas com cultura de memória curta para com os seus talentos e parar de deixar morrer no esquecimento obras de arte musical do passado (por vezes de um passado nem muito distante como é o caso).

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Ràkóczy Marsch - Sommernachtskonzert 2008


Fonte: http://www.sommernachtskonzert.at

Voltando à música clássica composta em França, hoje convido-vos a assistir à interpretação da Ràkóczy Marsch, de La Damnation de Faust (libretto), composta em 1846 por Hector Berlioz, pela Wiener Philharmoniker dirigida pelo maestro Georges Prêtre. Esta apresentação ao vivo faz parte do Sommernachtskonzert de 3/Jun./2008, que ocorreu como sempre nos jardins do Palácio de Schönbrunn (Viena). Espero que gostem.




Interpretação magistral. Com o selo típico de Georges Prêtre o uso impecável dos pianos e dos fortes fortíssimos entrelaçados com a mestria de sempre, esta interpretação empolgou-me a sério. A apoteose final está uma obra prima, a perfeição na música desconfio sinceramente que deve ser isto ou qualquer coisa do género.

domingo, 3 de maio de 2009

Mais ce Dieu, que peut-il pour moi? - Ramey & Domingo / 1996


O convite de hoje é para assistir a um dueto operático. Assim, o vídeo que se segue é a interpretação da ária Mais ce Dieu, que peut-il pour moi?, do 1º acto da ópera (em cinco actos) Faust (sinopse e libretto) de Charles Gounod, em que Plácido Domingo faz o papel de Faust e Samuel Ramey o papel de Méphistophélès. Esta apresentação ao vivo faz parte da Metropolitan Opera Gala de 27/Abr./1996, onde se comemoraram 25 anos de ligação do maestro James Levine (que dirigiu nessa noite a Metropolitan Opera Orchestra) à Metropolitan Opera House. Espero que gostem.



Sem dúvida um momento memorável, um dueto de uma grande ópera com duas das melhores vozes operáticas da parte final do século XX. E verifica-se o nível de excelência da capacidade interpretativa de ambos, especialmente na fase em que o Diabo tenta fortemente Fausto com visões de coisas fabulosas (elas não estavam lá e nem precisavam de estar, a interpretação de ambos fez-nos sentir o enorme poder tentador do que Fausto estava a ver).

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Proud Mary - Tina Turner & Beyoncé / 2008


Hoje tem para mim um significado especial colocar o primeiro vídeo daquela que considero a maior voz feminina do rock de todos os tempos e que me marcou os tempos de teenager pelo seu talento vocal, interpretativo, presença electrizante em palco e na vida. Assim, convido-vos a ver a interpretação de Tina Turner e Beyoncé Knowles do mega sucesso Proud Mary. Esta apresentação ao vivo ocorreu na cerimónia de entrega dos Grammy Award de 2008. Espero que gostem.




Tina Turner apareceu em palco ainda decorria a década de 50 e brindou o Mundo com um regresso inesperado, numa idade (a poucos meses de fazer 70 anos) onde normalmente as pessoas optam por uma vida mais recatada. Este dueto está impecável; as duas vozes combinam muito bem e a Beyoncé, que tem uma grande voz, permitiu que aquele momento se tornasse brilhante como o diamante devido ao poder interpretativo da mestra Tina Turner.