quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Frank Sinatra - New York, New York





Dado que tenho 35 anos conheci o Frank Sinatra pela televisão e pelas cassetes VHS mais ou menos com o aspecto da fotografia de cima (ou seja, a partir da década de 80, estava já ele na terceira idade). A voz deste homem mexeu comigo e acabou por se tornar a minha principal referência musical.

Nunca se ouviu este homem respirar para cima de um microfone, mesmo no final da sua vida, cheio de problemas de saúde. Â sua técnica vocal era notável e a meu ver nunca mais apareceu ninguém com um nível semelhante.

Deixo aqui o vídeo de um grande sucesso, New York, New York. Escrita por Fred Ebb e John Kander e interpretada inicialmente pela Liza Minelli em 1977 para o filme de mesmo nome, foi posteriormente (1979) eternizada na voz de Sinatra (esta canção passou a ser uma imagem de marca do artista até ao seu desaparecimento).

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Pietro Mascagni - Ave Maria

Deixo aqui para a apreciação de todos Ave Maria da ópera Cavalleria Rusticana (a sinopse da obra encontra-se aqui) de Pietro Mascagni (ver biografia aqui). O vídeo apresenta-nos duas vozes, uma delas eu não conhecia e foi uma surpresa pela suavidade dos seus agudos: Sissel. Dirige a orquestra o maestro Marcello Viotti, falecido há dois anos.



O poder da prestação de Placido Domingo nunca apaga a voz de Sissel, a combinação vocal resultou na perfeição a meu ver.

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

A-Ha - Take On Me



Os A-Ha são um grupo rock-pop nascido em 1985 e que marcaram a década de 80 com algumas músicas que ganharam o estatuto de lendárias ou eternas.

Os elementos do grupo são: Morten Harket (voz), Magne Furuholmen (teclas/voz) e Paul Waaktaar (guitarra/voz).

Apresento de seguida Take On Me. É de caras a minha música preferida dentro deste estilo.




Muitos renderam-se à voz singular de Morten Harket e actualmente com 48 anos ele mantém as mesmas capacidades vocais (evidentemente que há sempre algum peso da idade, mas tal não lhe trouxe grande prejuízo nas suas prestações - é só assistir a vídeos actuais do grupo e constatar esse facto).

domingo, 28 de outubro de 2007

Claudio Abbado - Verdi

Uma das passagens mais lindas da ópera Nabucco de Giuseppe Verdi (mais informações sobre esta obra aqui) é o Coro dos Escravos Hebreus. O vídeo que se segue é uma apresentação de luxo de Va pensiero; toca a orquestra Filarmónica de Berlim dirigida pelo maestro Claudio Abbado.



Danny Kaye - Verdi



Eu sempre gostei de música e de filmes do tempo dos meus avós e este blog é um meio de apresentar e dar a conhecer alguns músicos brilhantes que as areias do tempo estão a votar ao esquecimento. Eu aproveitei nos meus tempos de teenager para ver tudo o que eram filmes antigos que passavam na RTP e homenagens a artistas que começaram a trabalhar mais ou menos na altura em que começou a 2ª Guerra Mundial. Hoje, que já ninguém fala neles e dado que a maioria já faleceu eu acabei por ficar com um conjunto de memórias que acho realmente serem uma relíquia.

Danny Kaye, falecido há 20 anos (ver biografia aqui) foi um actor e músico exemplar; um comediante como, a meu ver, não voltou a aparecer nenhum no mundo do espectáculo. Foi também o único maestro que conseguiu introduzir o humor dentro de um concerto de música clássica e o vídeo que apresento a seguir é um excelente exemplo disso mesmo, ele dirige a Orquestra Filarmónica de Nova Iorque numa apresentação completamente sui generis da Marcha Triunfal da ópera Aida de Giuseppe Verdi.
A paródia a meu ver é total e no fim desta apresentação louca ele demonstra os seus dotes de maestro.

sábado, 27 de outubro de 2007

La Traviata - Verdi

Na música clássica escolhi desta vez a ária Brindisi da ópera La Traviata de Giuseppe Verdi (ver uma sinopse aqui). A apresentação é de 1986, cantam Placido Domingo, a soprano Lucia Popp e o maestro é Edward Downes.

Ver o vídeo aqui.

Livin' On A Prayer - Bon Jovi / 2005




Na minha opinião uma das bandas que personifica a excelência e profissionalismo no universo rock desde 1983 são os Bon Jovi.
A voz de Jon Bon Jovi para além de potente tem um timbre único; é um cantor que me enche plenamente as medidas quando pisa um palco.
A seguir podemos ver uma apresentação da banda no espectáculo Live8 em 2005; a música é Livin' On A Prayer.



sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Sergei Prokofiev - Romeu & Julieta

Voltando ao universo da música clássica podemos ver a seguir o vídeo da apresentação da Suite Nº. 2 do ballet Romeu e Julieta, Op. 64b, composto por Sergei Prokofiev em 1936 (ver biografia do compositor aqui). A orquestra é dirigida por Charles Latshaw.

Ver o vídeo aqui.

A força desta peça é notável; o som enche uma sala de espectáculos.

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Candide Overture- Bernstein

Apresenta-se de seguida a abertura da opereta Candide (um bom site para entrar no contexto desta obra encontra-se aqui), composta por Leonard Bernstein (ver biografia aqui) e dirigida também por ele. Esta apresentação é de 1989.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Simple Minds

Don´t You, Forget About Me foi um sucesso brutal dos meus tempos de teenager e nunca esqueci nem o teledisco nem a melodia e já lá vão 22 anos. Para mim esta música teve aquele toque de imortalidade.
Foi escrita por Keith Forsey e Steve Schiff e esta música pertencia à banda sonora do filme The Breakfast Club.

Ver o vídeo aqui


terça-feira, 23 de outubro de 2007

Dança Húngara N. 1 - Georges Prêtre



Pretendo apresentar todo o tipo de expressão musical que seja um reflexo dos meus gostos pessoais e que possa ser também daqueles que me lêm.

Eu não sou músico nem nada que se pareça, embora cante desde pequeno em casa e comecei a cantar num coro de jovens de uma paróquia aqui onde vivo, algo que me tem dado um gozo enorme. Isto serve para explicar que todo o tipo de música que eu gosto deriva daquilo que a mesma me faz sentir e dos conhecimentos (poucos por enquanto) que tenho em termos de técnica vocal.

O maestro veterano Georges Prêtre é o mestre dos pianíssimos e é a causa de eu ter começado a gostar de música de orquestra há uns três, quatro meses atrás. O som que o antigo maestro da soprano Maria Callas retira de uma orquestra é a meu ver algo de excepcional.

A seguir a Dança Húngara nº 1 de J. Brahms em sol menor com a Orquestra Sinfónica da Rádio Stutgart dirigida por este grande senhor da música.



Sugiro que estejam atentos ao Concerto de Ano Novo em que a Orquestra Filarmónica de Viena Vai ser dirigida por ele.