domingo, 13 de julho de 2008

Giuseppe Verdi 1813 - 2008 - Va Pensiero


Neste ano a 9 de Outubro (há quem afirme que é dia 10) comemora-se o 195º aniversário do nascimento do compositor Giuseppe Verdi e para comemorar (este número redondo de anos passados desde o seu nascimento) hoje vamos assistir a uma interpretação de Va Pensiero (o Coro dos Escravos Hebreus), que corresponde à 4ª cena do 3º Acto da ópera Nabucco. Este vídeo faz parte da apresentação ao vivo da ópera no Metropolitan Opera House em 2001 e a direcção de orquestra esteve a cargo do maestro James Levine. Espero que gostem.




Da ópera Nabucco eu tenho mais outros 3 posts aqui no blog (ver aqui), dos quais um deles é a abertura da ópera desta mesma apresentação ao vivo da qual hoje assistimos à interpretação de Va Pensiero e do Coro dos Escravos Hebreus há mais duas interpretações, sendo de longe a minha favorita a que foi dirigida pelo genial maestro Myung-whun Chung, autenticamente Heaven on Earth. Agora a minha opinião pessoal em nada me diminui o prazer ao ouvir esta excelente interpretação, dirigida por um dos grandes maestros da actualidade; daquela que suponho ser uma das peças corais mais conhecidas do mundo e que é um dos exemplos da genialidade de Verdi, de longe o meu compositor preferido no universo da música clássica.

Sem comentários: