sábado, 31 de maio de 2008

March With Me - Montserrat Caballé


O vídeo que vos apresento hoje foi para mim uma descoberta no mínimo inesperada. Nele vamos poder assistir a uma interpretação de uma música composta por Vangelis, March With Me, pela soprano Montserrat Caballé. Esta apresentação ao vivo faz parte de um programa da televisão alemã ZDF, "Willkommen bei Carmen Nebel" transmitido em 16 de Fevereiro de 2008.



Esta interpretação é um grande exemplo do enorme talento desta cantora. Eu nem acredito como é possível cantar com esta potência e domínio apesar das limitações de quem actualmente já está com 75 anos. É uma pessoa que me toca pela simpatia e humildade com que está em palco e na vida.
Em minha opinião a Montserrat Caballé foi uma das maiores sopranos do século XX e é verdadeiramente uma honra ainda a ter connosco a cantar no século XXI.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Thomas Hampson live in Amsterdam


Hoje convido-vos a ouvir duas interpretações do barítono Thomas Hampson de duas músicas norte americanas já consideradas imortais, All The Things You Are de Jerome Kern e In The Still Of The Night de Cole Porter. O vídeo é um excerto do Prinsengrachtconcert 2007, que ocorreu em Amesterdão no dia 18 de Agosto.



Aqui só me basta repetir o que disse no post em que assistimos à interpretação de Begin The Beguine de Thomas Hampson no mesmo concerto (quem quiser pode recordar aqui): quando uma voz operática se aventura nos meandros da música mais ligeira, normalmente o resultado é excelente.

domingo, 25 de maio de 2008

Der Kommissar - Falco


Hoje vamos relembrar Johann (Hans) Hölzel, conhecido mundialmente por Falco, na interpretação de um dos maiores sucessos da sua vida enquanto artista, Der Kommissar. O vídeo é de 1982, o ano em que esta música arrasou um grande números de tops musicais na Europa e parece-me ser uma apresentação ao vivo. Espero que gostem.



Eu ouvi esta música tinha 9/10 anos, ficou-me na memória durante muitos anos e agora aproveitei o blog para fazer uma pequena homenagem a este artista que já faleceu há 10 anos.
O assunto da letra da música é mesmo para ouvir sem se pensar nele; agora a melodia de Der Komissar e o sentido de ritmo, a voz e a presença de Falco eram a meu ver notáveis e foram a razão para que esta música interpretada por ele se tornasse um êxito sem tempo.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Sphärenklänge Walzer - Neujahrskonzert 1987


Voltamos hoje ao Concerto de Ano Novo de 1987 da Wiener Philharmoniker sob a batuta do maestro Herbert von Karajan no Musikverein de Viena, para assistir à interpretação da Sphärenklänge Walzer, op. 235 de Josef Strauss. Espero que gostem.

Dado que o vídeo desta peça está muito mal cortado, o mesmo encontra-se dividido em duas partes, sendo que na primeira a parte que interessa começa aos 1:20 minutos e na segunda parte depois do final desta valsa está a apresentação da Annen Polka que já foi objecto de post aqui no blog (ver aqui).

1ª Parte:



2ª Parte:



Nesta valsa Karajan presenteou-nos com umas sequências de violinos capazes de levar a alma de uma pessoa para as nuvens. Suponho que ao seu enorme talento como músico também se evidenciam nesta interpretação as suas origens burguesas, austríacas e da cidade de Salzburgo no início do século XX (ele nasceu na pátria da família Strauss).

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Para Mim Tanto Faz - Maria de Lourdes Resende



Hoje quero voltar à música nacional e novamente relembrar a voz de ouro da Maria de Lourdes Resende, recordando no vídeo que se segue a sua interpretação de Para Mim Tanto Faz, na edição especial de fim de ano (31/12/1965) do programa Minuto Zero da RTP, que era apresentado por José Mensurado. Espero que gostem.



Existem muito poucos vídeos desta grande senhora a cantar na Internet (esta música tem uma melodia interessante, mas a letra é depressiva, a meu ver) e portanto esta apresentação vale pela audição desta grande artista que foi dotada de uma voz singular (um timbre imensamente agradável e uma potência vocal notável e perfeitamente controlada).
Espero sinceramente que alguém neste país trate de homenagear convenientemente esta senhora antes de falecer (está com 81 anos e obviamente não dura para sempre), trata-se de uma das maiores vozes que este país já teve a dignificar a música nacional.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Hofball-Tänze - Neujahrskonzert 2008


Relembrando mais uma vez o último Concerto de Ano Novo da Wiener Philharmoniker, que ocorreu em 1/1/2008 no Musikverein de Viena, hoje vamos poder ver o maestro Georges Prêtre a dirigir uma apresentação de luxo da Hofball-Tänze, Walzer op.161, de Joseph Lanner. Espero que gostem.



Aqui está uma valsa lindíssima, impecavelmente dirigida por Georges Prêtre. A força dos violoncelos e o autêntico diálogo entre os violinos e as trompas já no final da peça é um momento de pura magia e que se tornou genial com o toque especial deste grande maestro.

sábado, 17 de maio de 2008

Magnificat - Silvesterkonzert 1984


Hoje vamos poder assistir as duas primeiras partes do Magnificat de Johann Sebastian Bach (Magnificat anima mea e Et exsultavit sipiritus meus), interpretados pela Berliner Philharmoniker dirigida pelo maestro Herbert von Karajan e pelo RIAS-Kammerchor (no 2º andamento a solista é a soprano Judith Blegen). Esta apresentação faz parte do Silvesterkonzert de 1984, espero que gostem.




Um Karajan já com 76 anos marcou este concerto de 31/12/84 com o seu selo de génio na parte de direcção coral e de orquestra. Esta interpretação do Magnificat é um verdadeiro exemplo de excelência em termos musicais. Além disso foi uma oportunidade para ver o maestro Karajan, enquanto pianista virtuoso que era, a tocar ao vivo.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Dinah Shore & Frank Sinatra's Duet


O post de hoje é o resultado da descoberta no youtube de um vídeo com um dueto de luxo. Eu suponho que o vídeo que vamos ver é um extracto de um dos programas do The Dinah Shore Show da década de 60 e no mesmo vamos assistir a um dueto com a apresentadora do programa, Dinah Shore e Frank Sinatra em que os dois vão cantar um medley com as seguintes músicas:
- A Foggy Day
- I've Got You Under My Skin
- Taking A Chance On Love
- They Can't Take That Away From Me
- All Of Me
- Daddy
- I Can't Give You Anything But Love
- You Must Have Been A Beautiful Baby



Tivemos aqui a oportunidade de ouvir grandes clássicos por dois cantores que já fazem parte da história da música.
Pela simpatia transmitida pelos cantores, pela excelência das duas vozes e pelo poder de improvisação em cima da melodia (é um sinal de grande profissionalismo)
ao ouvir estes dois eu literalmente sinto-me a sair do tempo e fico simplesmente a admirar talento, no seu estado mais puro.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Vermelho - Fafá de Belém


Hoje pretendo dar lugar a uma grande artista da música brasileira e então no vídeo que se segue vamos ouvir e ver a canção Vermelho, interpretada pela Fafá de Belém num concerto dado por ela no Theatro da Paz em Belém no ano de 2006 (segundo estive a pesquisar). Espero que gostem.



A Fafá é uma força da natureza e a sua voz é única (esta mulher tem uma garra e uma simpatia impressionantes). Ao ouvir esta música ninguém consegue ficar quieto, o ritmo e melodia da mesma são contagiantes.

sábado, 10 de maio de 2008

Nabucco Overture - James Levine


Hoje vamos ouvir a abertura da ópera Nabucco de Giuseppe Verdi, numa apresentação ao vivo no Metropolitan Opera House em 2001, estando a direcção da orquestra a cargo do maestro James Levine. Espero que gostem.



Trata-se de uma das grandes óperas de Verdi e nesta abertura existe uma passagem do famosíssimo coro dos Escravos Hebreus (Va Pensiero). A direcção da orquestra tem as normais 5 estrelas, James Levine é um maestro de referência em termos de qualidade e profissionalismo.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Take Me To Your Heart - Rick Astley


Hoje voltamos aos artistas britânicos e no vídeo seguinte podemos assistir ao videoclip da música Take Me to Your Heart, cantada pelo Rick Astley em 1988. Espero que gostem.



Música bem disposta, descontraída, por um cantor que na altura tinha 22 anos e que arrasou os tops de vendas graças à sua boa disposição e voz de primeira classe.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Kaiser Walzer - Neujahrskonzert 1987/Karajan


Desta vez pretendo apresentar-vos uma dos grandes momentos do Concerto de Ano Novo de 1987 da Wiener Philharmoniker e dirigida pelo maestro Herbert von Karajan. Vamos então assistir a esta interpretação da Valsa do Imperador (Kaiser Walzer, op. 437) composta por Johann Strauss II.

1ª Parte:



2ª Parte:



Uma valsa lindíssima, impecavelmente interpretada por esta orquestra, com o toque muito pessoal do maestro e acompanhada por um excelente corpo de bailarinos.
Mais uma vez e numa opinião meramente pessoal, considero que os maestros Georges Prêtre e o Karajan são génios do mesmo nível; as suas interpretações seja de que peça musical for, são na maioria esmagadora das vezes verdadeiros exemplos de perfeição (quem quiser relembrar a interpretação dirigida pelo Georges Prêtre clique aqui).

Malhão - Stockholm Lisboa Project


Dado que estava já prometido, hoje podemos ver e ouvir os Stockholm Lisboa Project com a sua vocalista, a Liana. No vídeo que vamos ver a seguir o grupo interpretou o Malhão no final do concerto que deram no Cine-Teatro de Estarreja em 23 de Novembro de 2007, integrado no Festival Outonalidades. Espero que gostem (a qualidade do vídeo não é a melhor, mas pronto...)



Uma versão muito alegre e bem tocada desta música popular. A Liana tem uma excelente voz. Na minha opinião, dada a qualidade da vocalista e o profissionalismo de todos (a afinação global do grupo é simplesmente notável), o grupo merece aspirar a palcos bem maiores e públicos bem mais numerosos (desejo-lhes toda a sorte do mundo e especialmente fora de Portugal, porque infelizmente neste país quem não canta algo do estilo do Tony Carreira acaba a contar os tostões), a qualidade da música criada por eles é a meu ver indiscutível.

sábado, 3 de maio de 2008

De Cá Para Lá - Maria Clara



Dado que encontrei mais um vídeo no Youtube com a nossa fabulosa Maria Clara, vamos poder então ouvir hoje esta grande senhora cantar De Cá Para Lá, no programa Parabéns do Herman José (datado da década de 90, mas não sei precisar o ano). Espero que gostem.



Eu gosto imenso da voz desta senhora, que felizmente ainda está viva (85 anos).
Mesmo a rondar os setenta anos as suas prestações ao vivo mantinham a mesma mágica de sempre.
Quem quiser, pode ainda ouvir a seguir a canção Figueira numa gravação já antiga, mas com som impecavelmente restaurado (e assim comparar com a prestação da artista no post de 22 de Abril):

Get this widget | Track details | eSnips Social DNA

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Pick Yourself Up - Fred Astaire & Ginger Rogers


Hoje quero recordar convosco os tempos do swing e do sapateado. No vídeo que se segue recordamos uma versão instrumental de Pick Yourself Up, composta por Jerome Kern e dançada por Fred Astaire e Ginger Rogers. A cena faz parte do filme Swing Time realizado em 1936 por George Stevens.



Este é para mim um dos melhores números de dança captados em filme. Uma polka fantástica (que também é cantada noutra parte do filme) e a actuação da dupla Astaire/Rogers foram os ingredientes para se ter atingido a perfeição.