segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Beethoven's 5th Symphony - Sir Neville Marriner


Hoje o convite é para assistir à interpretação do 4º movimento da 5ª Sinfonia de Beethoven em Dó menor (Op.67). Este vídeo faz parte da interpretação integral da Sinfonia, que ocorreu ao vivo no Auditorio de Zaragoza no passado dia 5 de Novembro de 2008 pela Orquestra de Cadaqués, dirigida pelo maestro Sir Neville Marriner e cujos primeiros dois movimentos foram postados aqui no blog na véspera de Natal (quem quiser recordar clique aqui).



Eu não incorporei no post o vídeo do 3º movimento, porque não está completo (quem quiser, apesar de tudo, assistir, o link está aqui).
Mantenho os comentários que fiz em 24 de Dezembro quando postei os dois primeiros movimentos desta interpretação, trata-se de um maestro que encontrou há muito o seu estilo, o seu "som" (agrada-me especialmente o som que Neville Marriner "extrai" dos violinos, ... ou não fosse ele um violinista de primeira classe com seis décadas de carreira).
Acho sinceramente que tanto Georges Prêtre como Neville Marriner, que devem ser os dois maestros mais velhos do mundo em actividade (ambos farão 85 anos este ano), estão a dar um exemplo de vida ao trabalharem com gosto, elevadíssima mestria fruto das largas décadas de experiência, continuando ambos a aceitar compromissos para o futuro coleccionando assim enormes sucessos no século XXI com as suas interpretações únicas e atraindo gerações mais novas para o universo da música clássica.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Relembrando posts antigos do blog: Claudio Abbado - Berliner Luft
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Sem comentários: