sábado, 31 de outubro de 2009

Early Morning & Summer Moved On - A-Ha / 2001


Hoje proponho-vos ouvir a banda A-Ha e o vídeo do post de hoje é um excerto do concerto que a banda deu na cidade de Grimstad na Noruega em 19/Mai./2001 e nele vamos ouvir as interpretações de Early Morning (2ª faixa do álbum "East of the Sun, West of the Moon" de 1990) e Summer Moved On. Espero que gostem.



Num ambiente quase de recital Morten Harket mostrou o brilho monumental da sua voz, impecavelmente acompanhado em termos orquestrais pelos seus companheiros de banda. Raramente se encontra um vocalista a suster uma nota durante 20 segundos ao vivo.
Vocês nem sabem a pena que tenho quando soube que eles se iam reformar das lides musicais no ano que vem; eles têm marcado a diferença pelo talento enorme em fazer algo de inesperado (em termos musicais) com uma grande beleza e já têm um lugar na história da música.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Amen/Messiah - Sir Neville Marriner / 1992



No ano em que passam exactamente 250 anos desde o falecimento do compositor Georg Friedrich Häendel, o convite de hoje é para assistir à interpretação do final, Amen, da sua obra prima que é o Messiah (Messias). Esta apresentação ao vivo é de um concerto de 1992 com o coro e orquestra da Academy of St. Martin in the Fields, dirigida pelo maestro Sir Neville Marriner. Espero que gostem.




Uma forma majestosa de terminar o Messias de Häendel, são 3 minutos poderosos em termos musicais com uma única palavra, que é o término de qualquer oração e tudo isto sob a batuta de um verdadeiro génio no que diz respeito à interpretação de música barroca.
Este grande maestro mantém-se no activo aos 85 anos e inclusive foi ele que abriu a temporada 2009/2010 da Orquestra Filarmónica de Zagreb (ver notícia no site da orquestra)

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Variações Musicais - 2º Aniversário / Maria de Lourdes Resende

Para começar quero hoje agradecer a todos os que desse lado visitam este blog, sem vocês desse lado nada disto tinha interesse e, se eu verificar que no 1º ano de vida o blog teve cerca de 10000 entradas e no 2º ano teve cerca de 12700 entradas eu só tenho que reiterar os agradecimentos a todos e ficar orgulhoso pelo nível de recepção deste projecto. Agora, passamos a celebrar o dia em português:



No vídeo que se segue vamos assistir à interpretação da canção Alcobaça pela Maria de Lourdes Resende, sendo que este momento musical pertence à emissão do programa E o Resto São Cantigas onde foi homenageado o maestro José Belo Marques (o criador da música desta canção memorável). Espero que gostem.



Esta interpretação vale por ser uma das pouquíssimas hipóteses disponíveis na Internet de ver esta grande senhora a cantar. Se esquecermos o acompanhamento orquestral (que é fraco) estamos perante uma vocalista com um enorme sentido de ritmo e com o talento enorme de saber "brincar" sobre a letra da canção (o pianíssimo aproximadamente aos 1:28 minutos é um sinal de evidente mestria).
Espero sinceramente que alguém se lembre desta diva portuguesa, que já conta 82 anos, e lhe faça uma homenagem em 2010 aquando da passagem dos 65 anos desde o começo da sua carreira.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Manon Lescaut & I Pagliacci Intermezzo's - Silvesterkonzert 1985


O vídeo de hoje traz-nos o grande maestro do século XX, Herbert von Karajan a dirigir dois intermezzos sinfónicos. O primeiro intermezzo é da ópera I Pagliacci de Ruggiero Leoncavallo (libretto) e o segundo pertence à ópera Manon Lescaut de Giacomo Puccini (libretto). Estas duas interpretações fazem parte do Silvesterkonzert (Concerto da Noite de S. Silvestre) de 1985 (31/Dez./1985) da Berliner Philharmoniker, ocorrido no Berliner Philharmonie, e do mesmo concerto já foi postado anteriormente a interpretação integral do Bolero de Ravel (link). Espero que gostem.



Duas interpretações magistrais do mestre Karajan (notoriamente debilitado em termos de saúde); o som que o maestro tira da sua orquestra de sempre parece vindo do Céu nestas duas interpretações.

sábado, 17 de outubro de 2009

简单爱 - Jian Dan Ai - Jay Chou / Taipei 2007



Hoje quero-vos convidar a assistir a mais uma interpretação de Jay Chou um videoclip com a interpretação da canção Jian Dan Ai (Amor Simples), numa apresentação ao vivo do artista pertencente a um concerto que ele deu na cidade de Taipei em 2007. Espero que gostem.




A música tem um acompanhamento orquestral excelente e este momento ao vivo vale pela voz verdadeiramente prodigiosa do Jay Chou, o seu à vontade em palco e a interacção que ele gosta de estabelecer com o público. Enfim, uma apresentação ao vivo de 5 estrelas.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

La Donna è Mobile - Alfredo Kraus / 1991



Relembrando novamente uma das maiores vozes de sempre no universo do Bel Canto que nos deixou há 10 anos, o tenor Alfredo Kraus, convido-vos hoje a assistir ao vídeo com a interpretação da ária La Donna è Mobile da ópera Rigolleto (2ª cena do 3º Acto), numa apresentação ao vivo que, de acordo com as informações que consegui obter, ocorreu em Sevilha no ano de 1991. Espero que gostem.



Uma lição de canto; verifique-se o extraordinário controlo da respiração quando Kraus canta 4 versos de cada estrofe com uma única respiração. Alfredo Kraus era genial em reportório de Giuseppe Verdi. Há apenas uma nota negativa para o maestro e orquestra que não estava em uníssono com o vocalista (este vídeo foi postado para mostrar um Alfredo Kraus já sexagenário, mas com uma voz magistral e com um talento impressionante para modelar esse talento vocal com resultados muito belos).

domingo, 11 de outubro de 2009

I'll Never Love This Way Again - Dionne Warwick / 2001

Hoje volto a convidar-vos a ouvir uma das maiores Divas da música contemporânea dos Estados Unidos. O vídeo que apresento hoje leva-nos a 2001 para assistir a uma interpretação ao vivo de Dionne Warwick a cantar I'll Never Love This Way Again. Espero que gostem.



Uma grande senhora em palco, distinta, cheia de classe e com um timbre vocal lindíssimo. E não devemos esquecer que neste vídeo Dionne Warwick já tem mais de 60 anos o que leva a admirar o grande nível das suas interpretações ao vivo.

sábado, 10 de outubro de 2009

Vera Lynn's medley - 50th anniversary of the D-Day / 1994


Passaram exactamente 70 anos do começo da 2ª Guerra Mundial no passado dia 1 de Setembro onde se relembra a invasão da Polónia pelo Nazis e esse foi o pontapé de saída para o começo do plano infernal de Adolf Hitler o qual foi severamente derrotado 6 anos depois (mas mesmo assim ficaram feridas eternas e que demonstraram que a fronteira da maldade humana pode ser levada para um patamar demoníaco).
Actualmente as lições da 2ª Guerra estão a ficar esbatidas devido grande envelhecimento que essa geração valorosa já atingiu (e portanto os seus testemunhos e lições são cada vez menos ouvidos e tidos em conta), mas eu lembro-me muito bem que na minha infância e adolescência (final de anos 70 e anos 80) os valores da honra e humanismo ainda tinham um peso considerável e surgiam tanto na educação/formação como tinham reflexo em expressões artísticas (estou-me a lembrar de filmes e séries de televisão - por exemplo os Ventos de Guerra).
Dessa nobre geração (que corresponde à dos meus avós e da qual tenho muitas recordações gratas, pelos ensinamentos de vida de recebi, tanto de elementos de família como de pessoas exteriores a ela) hoje abro o blog à Dame Vera Lynn que apesar de já estar com 92 anos decidiu lançar um álbum de sucessos seus no passado dia 25 de Agosto, "We'll Meet Again: The Very Best of Vera Lynn", para comemorar os 70 anos do início da 2ª Guerra e o mesmo,i ncrivelmente, alcançou o nº 1 do UK Album Chart (notícia) no passado dia 13 de Setembro.
O vídeo que se segue corresponde à interpretação de um medley pela artista em 1994 no dia 6 de Junho de 1994, quando se comemorou a passagem do 50º aniversário do dia D (Desembarque na Normandia).
As canções do medley são as seguintes:
- > It's a Lovely Day Tomorrow" (1940).
- > (There'll Be Bluebirds Over) The White Cliffs of Dover (1942).
- > We'll Meet Again (1939).



Interpretação de grande nível (que só peca pela inexistência de uma orquestra a acompanhar a prestação ao vivo da artista) por uma grande senhora então já com 77 anos e que demonstra ser dona de uma voz excepcional, sendo uma mestra em tornear os problemas vocais derivados dessa mesma idade avançada.
Eu tenho muitas saudades destas melodias com mensagens de alegria que efectivamente motivaram uma geração, isto em comparação com as mensagens horrendas em tantas canções actuais que se fazem por aí que só deprimem o público (e por vezes o motiva a fazer disparates).
Note-se o detalhe enternecedor da artista agradecer com uma vénia de bailarina, isto era típico das meninas devidamente educadas há 7/8 décadas atrás.
Quem por acaso vier a ouvir o álbum de êxitos cantados pela artista, agora já com 92 anos, vai ficar espantado com a categoria vocal dessas interpretações (infelizmente não as encontro na Internet).

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Pini di Roma - Georges Prêtre / 2004


Voltando aos poemas sinfónicos no universo da música erudita, hoje tenho o gosto de vos apresentar a interpretação integral de As Fontes de Roma (Pini di Roma) do compositor, musicólogo e maestro italiano Ottorino Respighi pela Radio-Sinfonieorchester Stuttgart des SWR (Orquestra Sinfónica da Rádio de Estugarda) dirigida pelo maestro Georges Prêtre. Esta apresentação ao vivo data de 2004 e ocorreu no Liederhalle na cidade de Stuttgart. Espero que gostem


I. I pini di Villa Borghese



II. Pini presso una catacomba



III. I pini del Gianicolo



IV. I pini della Via Appia



Uma interpretação genial onde se congregou o talento de uma grande orquestra com o génio interpretativo do maestro Georges Prêtre. Todos os movimentos estão cheios de sentimento e o último, a Fonte da Via Appia, se não é um exemplo de perfeição na música eu não sei o que será.

sábado, 3 de outubro de 2009

Der Kommissar - Falco / 1982


Relembrando novamente o cantor austríaco Johann (Hans) Hölzel, conhecido mundialmente por Falco, hoje convido-vos a assistir ao videoclip do seu mega sucesso de 1982, Der Kommissar. Espero que gostem.




Falco tinha um sentido de ritmo e melodia diferente da norma e acho mesmo que ele estava muito avançado para a época. Esta música é imortal, assim como o seu intérprete (aliás sugiro que vejam uma interpretação ao vivo desta música já postada no blog - link - e concluir que o artista tinha efectivamente uma grande voz ao vivo, aí sem o apoio da tecnologia de estúdio).