segunda-feira, 30 de novembro de 2009

No Puede Ser - Alfredo Kraus / 1998



Hoje o convite é para mergulharmos no universo da Zarzuela e para isso no vídeo que se segue vamos ver Alfredo Kraus a interpretar a ária No Puede Ser, da zarzuela La Tabernera Del Puerto de Pablo Sorozábal (1936) . Esta apresentação ocorreu em 21 de Fevereiro de 1998 no Teatro Real de Madrid (os reis de Espanha estavam a assistir). Espero que gostem.




Alfredo Kraus, na altura com 70 anos, teve aqui uma prestação excelente, onde realço os pianos vocais sem falhas e o final, com os agudos fabulosos que este tenor conseguia alcançar e onde ele mostrou a quem o conhece mal, porque é que era um dos grandes mestres em técnica vocal (mas ele não era só um técnico sublime, toda a interpretação está coroada por um rio de emoções, no espírito da ária desta zarzuela).

sábado, 28 de novembro de 2009

007 The Living Daylights - 1987


Para hoje apresento-vos o genérico de mais um filme 007. Trata-se de 007, The Living Daylights, de 1987 e o tema principal da banda sonora, também The Living Daylights, foi interpretado pelos A-Ha. Espero que gostem.




Esta música teve um sucesso descomunal na altura e pertence aos trabalhos dos primeiros anos dos A-Ha, onde eles criaram os alicerces do seu trabalho genial, o qual já lhes assegurou um lugar na história da música. Quanto ao filme ... que saudades de filmes de acção com imensa acção, onde se viam mulheres super lindas por todo o lado e onde não se deificava a violência brutal explícita.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Barcarole - BPO / Waldbühne - 1992


Hoje voltamos à música clássica para assistir a uma interpretação da Barcarole, que é uma ária famosa da ópera Les Contes d'Hoffmann que foi composta por Jaques Offenbach (terminada e estreada logo após a sua morte). Esta apresentação ao vivo é de 1992 e faz parte do concerto anual de Verão da Berliner Philharmoniker (Französische Nacht - Noite Francesa) que ocorreu como sempre no Teatro Waldbühne de Berlim. Espero que gostem.




Georges Prêtre é um intérprete nada menos do que genial desta ária (quem quiser relembrar a interpretação do maestro no ano passado com a Filarmónica de Viena nos Jardins do Palácio de Schonbrünn clique aqui). Isto é perfeição na música e francamente não sei mais o que possa dizer acerca desta obra prima apresentada ao vivo.

sábado, 21 de novembro de 2009

We Weren't Born To Follow - Bon Jovi / New York - 2009


No passado dia 11 de Novembro, The Remembrance Day, o dia em que se recorda o dia do Armistício da 1ª Guerra Mundial (the eleventh hour of the eleventh day of the eleventh month in 1918) e homenageiam-se os militares que têm servido nas guerras desde então, os Bon Jovi participaram em mais um concerto da Toyota Concert Series na Rockefeller Plaza em Nova Iorque. Desse concerto para as tropas vamos poder ver no vídeo que se segue a interpretação de We Weren't Born To Follow do novo álbum da banda, The Circle. Espero que gostem.



Uma grande interpretação da banda onde o Jon Bon Jovi demonstra uma adaptação notável ao avanço da idade (47 anos a cantar hard rock com esta categoria é mesmo só para personagens excepcionais - este grande senhor da música vai completar 30 anos de carreira para o ano que vem e a sua voz mantém-se em excelentes condições) e o Richie Sambora mostra mais uma vez os seus dotes de mestre da guitarra. Foi efectivamente um momento musical de cinco estrelas e este novo álbum é uma demonstração que o talento da banda em composição musical continua notável.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Ave Maria - Montserrat Caballé & Николай Басков / 2008


Volto a juntar hoje aqui no blog a soprano Montserrat Caballé e o tenor ligeiro Nikolay Baskov para vos apresentar um vídeo do concerto de aniversário do tenor russo, que eu suponho ser de 2008, onde ambos interpretam em dueto a peça Ave Maria de Pietro Mascagni. Esta apresentação ao vivo ocorreu no Moscow International Music House e participaram a "New Russia" State Symphony Orchestra dirigida pelo maestro Alexander Sladkovsky e ainda o Coro do Teatro Bolshoi.



Está aqui mais uma bela homenagem a esta mulher que nos brindou com uma vida dedicada à música, estando agora nos seus últimos anos (ela já está com 76 anos e ainda se mantém no activo) ao lado dos mais novos para lhes deixar o legado do seu exemplo de vida (onde tem sempre pontuado a humildade e alegria). Um dueto muito bem conseguido (as vozes de ambos combinam impecavelmente) com uma peça maravilhosa baseada no Intermezzo sinfónico da ópera Cavalleria Rusticana.

sábado, 14 de novembro de 2009

Oh, Pretty Woman - Roy Orbison /1987



Hoje voltamos a 30 de Setembro de 1987, a Los Angeles, para relembrar mais uma interpretação de Roy Orbison na noite mágica que foi "Roy Orbison and Friends, a Black and White Night". Assim, no vídeo que se segue podemos assistir à interpretação de Oh, Pretty Woman, onde Roy é acompanhado por Bruce Springsteen, Elvis Costello entre outros . Espero que gostem.




Um momento quase perfeito, com imensos instrumentistas de excepção (inclusive vários elementos da antiga banda do Elvis Presley), uma música genial e um vocalista genial. Aquela noite foi largamente premiada e será lembrada por muitos anos como um exemplo daquilo que deve ser o Rock and Roll.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Die Bajadere - Neujahrskonzert 2008


Estando nós já a menos de 2 meses do Neujahrskonzert der Wiener Philharmoniker de 2010, onde vamos voltar a ter o prazer e a honra de ver o maestro Georges Prêtre a dirigir esta orquestra fabulosa na grande sala de espectáculos que é a Großer Saal do Musikverein de Viena, hoje convido-vos a relembrar mais um número do mesmo Concerto de Ano Novo , mas de 2008 onde Georges Prêtre dirigiu a interpretação de Die Bajadere, Polka schnell, Op. 351, de Johann Strauss filho. Espero que gostem (peço desculpa pela qualidade do vídeo).



Este Concerto de Ano Novo de 2008 foi memorável, porque o grande maestro francês demonstrou para as novas gerações (onde me incluo) ser um intérprete magistral das obras da família Strauss. Desta polka só me resta dizer que é uma expressão notável de vivacidade e beleza.
E o maestro Georges Prêtre continua a espantar com o seu exemplo de forma de estar na vida: aproveitando a saúde que vai tendo, não se importa da idade que tem (85 anos; é o maestro mais idoso em actividade ex-aequo com Sir Neville Marriner, que também continua a dirigir) e já tem concertos marcados para Fevereiro de 2010 no Musikverein (fonte).

sábado, 7 de novembro de 2009

It's a Wonderful World - Colin Vearncombe / 2005


Após a apresentação no blog de duas interpretações da canção It's A Wonderful Life por Colin Vearncombe hoje proponho-vos uma nova interpretação desta canção, mas bem mais actual. A apresentação ao vivo contida no vídeo que vos convido a ver faz parte de um concerto que o artista deu em 2/Jun./2005 no The Met (Arts Center) na cidade de Bury. Espero que gostem.




Num contexto instrumental que se pode considerar minimalista, Colin Vearncombe aos 43 anos provou que mantém um sentido de ritmo voz efectivamente do melhor que existe na música ligeira da actualidade. Este vocalista não perdeu nada em talento musical nas últimas 2 décadas, muito pelo contrário.
Quem quiser aproveitar para conhecer mais do talento deste artista pode aproveitar para descarregar o último álbum do artista (de 2009) no site dele e depois enviar-lhe a opinião (link). Garanto-vos que vale a pena.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Die Fledermaus - Ouvertüre - Neujahrskonzert 1989



Hoje regressamos ao 1º dia de 1989 para recordar uma passagem do Neujarhrskonzert der Wiener Philharmoniker (Großer Saal, Musikverein) onde, encontramos o maestro Carlos Kleiber a dirigir esta grande orquestra numa interpretação da abertura da opereta O Morcego (Die Fledermaus - libretto) de Johann Strauss II. Espero que gostem (clicar no link abaixo, porque o vídeo não tem embed code).

Video link

Esta é indubitavelmente uma interpretação de nível com habitual o selo de excentricidade de Carlos Kleiber, mas que não chega aos calcanhares da obra prima que foi a interpretação dois anos antes do maestro Karajan no mesmo concerto (quem quiser relembrar clique aqui). O maestro apostou notoriamente num tempo excessivamente acelerado (é a minha opinião) na parte final da peça .