sábado, 2 de janeiro de 2010

Ouvertüre zu "Die Fledermaus" - Neujahrskonzert 2010



Fonte: http://news.yahoo.com

Começamos hoje com a postagem da primeira interpretação do Neujarhrskonzert der Wiener Philharmoniker de 2010 que ocorreu ontem na Großer Saal do Musikverein de Viena com a direcção de orquestra de Georges Prêtre. Assim vamos assistir à abertura da opereta O Morcego (Die Fledermaus - libretto) de Johann Strauss II. Espero que gostem.




No meu entender no programa concerto deste ano foram incluídas várias peças pouco conhecidas e sem "chama". Georges Prêtre mostrou mais uma vez todo o seu talento à frente desta orquestra fabulosa, mas a meu ver o programa não ajudou a empolgar a audiência como ocorrera em 1/Jan./2008. Uma menção negativa à nossa RTP: como é possível ter-se transmitido uma versão do concerto tão miserável em termos de som, num concerto que foi integralmente gravado em HD e som de última geração?
Relativamente ao vídeo eu tinha obrigatoriamente que comparar esta interpretação de Georges Prêtre com a de Karajan 22 anos antes (link para relembrar) e prefiro a do mestre Karajan. A interpretação deste ano está genial por exemplo ao nível dos violinos, mas acho que Georges Prêtre exagerou no número de acelerações e desacelerações do tempo, nem sempre com um resultado belo, digamos assim (em termos técnicos foi um mestre genial e em termos artísticos foi bom, mas não arrebatador). O crescendo final está excelente e regista-se a alegria e boa disposição constante deste grande senhor da música com 85 anos de idade.

Sem comentários: