segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Ouvertüre zu Die lustigen Weiber von Windsor - Neujahrskonzert 2010




Hoje voltamos ao Neujahrskonzert der Wiener Philharmoniker de 2010, em que sob a batuta do maestro Georges Prêtre vamos assistir à interpretação da abertura da ópera Die lustigen Weiber von Windsor de Otto Nicolai, o fundador da Orquestra Filarmónica de Viena. Sugiro que durante o visionamento do vídeo seja devidamente observada a beleza monumental da Großer Saal do Musikverein de Viena, onde foi realizado o concerto; aquela sala é lindíssima. Espero que gostem.




Esta interpretação vale ouro pelo som magistral que o maestro Georges Prêtre "tirou" dos violinos, pelas entradas com uma souplesse que só um cavalheiro francês com a classe deste grande músico é que conseguiria e pelo doseamento correcto dos fortes orquestrais ao longo de toda a peça. Gostei mais desta interpretação do que a do maestro Carlos Kleiber no concerto de ano novo em 1992 com a mesma orquestra(link).
E o velho maestro não pára (e ainda bem); ele já tem dois concertos marcados para Fevereiro no Musikverein de Viena onde vai interpretar a 1ª Sinfonia de Mahler e a 1ª Sinfonia de Bizet com a Wiener Symphoniker (link - bilhetes de 5 a 72 euros)

Sem comentários: