domingo, 27 de julho de 2008

Não Voltes Nunca - Fernanda Baptista 1919 - 2008


Na sequência do falecimento da Fernanda Baptista na passada 5ª Feira dia 24 de Julho no Hospital de Cascais com 89 anos, hoje quero deixar um pequeno tributo a um dos maiores nomes do teatro e da canção nacional de todos os tempos e no vídeo seguinte vamos poder ouvir uma interpretação do fado Não Voltes Nunca, com música de João César e letra de António José.



Ela tinha uma voz potentíssima, castiça e um potencial para o canto verdadeiramente impressionante, o que era ainda aliado a uma alegria de viver contagiante.
Ela foi salvo erro a única fadista que me fez gostar de fado sempre que cantava e eu só a conheci através televisão tinha ela já mais de 65 anos.
A modista da Rua Augusta teve os palcos nacionais e internacionais a seus pés e manteve até à morte uma postura de anti-vedeta. Que Deus a tenha no seu descanso.

1 comentário:

Anónimo disse...

Uma Senhora de Portugal!
Fernanda Batista, uma figura incontornável na música Portuguesa, dispos-se ainda com 80 e poucos anos a entrar no musical de Filipe La Féria a Canção de Lisboa. Tive a oportunidade de assistir ao vivo a este espectáculo e a entrada de Fernanda Batista em Palco, cambaleando ligeiamente, dirigindo-se à boca de cena e a cantar a plenos pulmões e de braços abertos "(...)enquanto os bairros cantarem, enquanto houver arrais Lisboa não morre mais!" foi para mim um momento extremamente marcante, senti um arrepio em todo o meu corpo, aquela figura ali presente á minha frente, com a sua energia, transbordava do palco, como se o Politiema não fosse suficiente grande para que tal voz nele coubesse.