quarta-feira, 22 de abril de 2009

Guillaume Tell Ouverture - Claudio Abbado / Waldbühne 1996


Hoje o convite é para assitir a mais uma interpretação da abertura da ópera Guillaume Tell (libretto) de Gioachino Rossini numa apresentação ao vivo que faz parte do concerto de Verão da Berliner Philharmoniker de 1996 no Teatro Waldbühne de Berlim (link), que nesse ano foi sob a batuta do maestro Claudio Abbado (então director artístico da orquestra). Espero que gostem.

1ª Parte:



2ª Parte:



Uma interpretação de luxo que não deixo de equiparar ao nível daquela que foi feita no último Concerto de Ano Novo no Teatro La Fenice em Veneza sob a direcção de Georges Prêtre (link aqui para quem quiser recordar). O solo de violoncelo é muito superior na versão de Prêtre e a 3ª parte da abertura é melhor na interpretação de Abbado (eu considero o tempo na versão de Prêtre lento demais). A tempestade (2ª parte) é magistral na versão de Prêtre e boa na versão de Abbado e a cavalgada final é perfeita em ambas as versões. no entanto depois há pequenos nadas que prefiro na interpretação do maestro Georges Prêtre, como por exemplo o som dos violinos (algo onde este maestro é insuperável na minha opinião). Apesar destas considerações é reconhecido por uma maioria esmagadora que o maestro Claudio Abbado é provavelmente um dos maiores intérpretes da música clássica de raiz italiana e eu concordo plenamente.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Devido a um aumento considerável de tarefas a nível profissional e pessoal eu não vou poder assegurar sempre a cadência certa de postagens no blog. Abandoná-lo é coisa que jamais estará no meu pensamento, porque este blog tem-me permitido fazer uma viagem fascinante pelo universo da música, algo que tem mexido com o meu EU, profundamente. Estou a ponderar ou fazer duas postagens no fim de semana ou uma no fim de semana e outra durante a semana, vamos ver...
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Sem comentários: