segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Mozart's 31st Symphony - Mozartfest / 2009



Para o começo desta semana tenho para vos apresentar a apresentação ao vivo da 31ª Sinfonia (KV 297) de Wolfgang Amadeus Mozart que faz parte do Mozartfest que ocorreu na Würzburger Residenz entre 29 de Maio e 5 de Julho (fonte) e a interpretação esteve a cabo da Symphonieorchester des Bayerischen Rundfunks (Orquestra Sinfónica da Rádio Bavária) que foi dirigida pelo maestro Sir Neville Marriner.


1º movimento: Allegro assai



2º movimento: Andante



3º movimento: Allegro




Uma interpretação excepcional do mestre absoluto do período clássico que é o grande Sir Neville Marriner. Nas suas mãos esta sinfonia fez-me (sinceramente) transportar para as salas de baile do século XVIII (este violinista profissional há mais de 60 anos tem um dom para recriar o som mais clássico no seu instrumento de eleição). Um exemplo da genialidade desta interpretação é , no 3º movimento, o começo a tempos diferentes da mesma sequência de compassos por vários instrumentos e tal ser perfeitamente perceptível ao ouvinte (isto é trabalho de um grande maestro e não de um maestro qualquer, é muito frequente este efeito não sair em condições).
Que Deus dê saúde a este maestro de 85 anos para ele se manter connosco mais tempo, a dar-nos interpretações verdadeiramente magistrais um pouco por todos os palcos do mundo.

Sem comentários: