quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Dean Martin & Frank Sinatra's Medley



No último dia do ano quero começar por endereçar desejos de um 2010 feliz a todos os leitores do blog e, para saírem de 2009 bem dispostos, convido-vos a assistir a um dueto de Dean Martin e Frank Sinatra que quase de certeza pertence ao The Dean Martin Show, numa das emissões da década de 60. Nesta apresentação assistiremos a um dueto dos dois, que contém as seguintes canções:
1. Pennies From Heaven
2. A Foggy Day
3. Embraceable You
4. The Lady Is A Tramp
5. Where Or When
6. I've Got The World On A String
7. Marie
8. All Of Me
9.When You're Smiling



Frank Sinatra e Dean Martin deixaram muitas saudades, pelo talento de ambos e a enorme boa disposição quando trabalhavam juntos. E cantar bem no meio de tanta palhaçada é algo de extraordinário. Este dueto é uma obra prima.

domingo, 27 de dezembro de 2009

Farandole - Berliner Philharmoniker - Waldbühne / 2002



Voltando hoje ao reportório clássico francês, o vídeo que tenho para vos apresentar hoje é uma interpretação do 4º movimento da 2ª Suite de L'Arlésienne - Farandole, de Georges Bizet pela Berliner Philharmoniker dirigida pelo maestro Mariss Jansons. Esta apresentação ao vivo faz parte do Concerto de Verão de 2002 da Filarmónica de Berlim que se realiza como sempre no Teatro Waldbühne de Berlim. Espero que gostem.



É uma interpretação altamente profissional onde a nitidez do som dos vários instrumentos (na perspectiva de quem ouve) ao longo da peça é verdadeiramente notável e permite apreciar as duas sequências musicais simultâneas da peça de uma forma mais clara (espero que se entenda a ideia ...).

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

軌跡 Gui Ji - Jay Chou - Taipei / 2007


Com os desejos de Feliz Natal para todos escolhi para hoje um vídeo onde Jay Chou interpreta Gui Ji. Esta apresentação ao vivo faz parte de um concerto de 2007 na cidade de Taipei. Espero que gostem.




Nesta balada Jay Chou é arrasador na prestação vocal, na força interpretativa e há um cuidado impressionante nos efeitos visuais associados a esta canção (vestuário, luzes, etc). O seu talento artístico e simpatia justificam largamente a existência de públicos muito numerosos nos seus concertos.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Ouvertüre zu Die lustigen Weiber von Windsor - Neujahrskonzert 1992



Aproveitando hoje para vos deixar o programa do Neujahrskonzert der Wiener Philharmoniker de 2010, que será dirigido sob a batuta do maestro Georges Prêtre eu fixo-me hoje na escolha para a primeira peça da 2ª parte do concerto, que é a abertura da ópera Die lustigen Weiber von Windsor (a tradução será algo como "As Esposas Alegres de Windsor") de Otto Nicolai, o fundador da Orquestra Filarmónica de Viena. No vídeo seguinte vamos poder assistir a uma interpretação desta peça no Neujahrskonzert der Wiener Philharmoniker de 1992 sob a batuta do maestro Carlos Kleiber no de 1992. Espero que gostem.



Confesso que não conhecia absolutamente nada de Otto Nicolai e ao assistir a este vídeo eu perguntava a mim mesmo qual será a razão pela qual o génio artístico do fundador da Filarmónica de Viena é tão pouco conhecido. A abertura desta ópera é uma autêntica jóia e confesso que estou deveras interessado em assistir à interpretação desta peça pelo maestro Georges Prêtre daqui a onze dias.

domingo, 20 de dezembro de 2009

It's a Marshmallow World - Dean Martin Christmas Special / 1980


Continuando as alusões ao Natal, hoje mantemo-nos com a mesma canção, "It's a Marshmallow World" e a interpretação em dueto no vídeo que se segue é de Dean Martin e Beverly Sills. Esta apresentação ao vivo pertence a um programa de televisão datado de 1980, o Dean Martin Christmas Special. Espero que gostem.




Dean Martin, aqui com 63 anos e já desgastado pelo álcool, mantém a sua aura de grande entertainer (provavelmente o melhor da história do show business) e fez nesta interpretação uma parelha fabulosa com a soprano Beverly Sills, que se reformou do canto naquele ano (a prestação vocal dela é excepcional, onde destaco os legatos de deixar qualquer um de queixo caído).

sábado, 19 de dezembro de 2009

It's a Marshmallow World - The Dean Martin Show / 1967


Ao entrarmos hoje na última semana antes do Natal eu desejo partilhar convosco um vídeo em que podemos assistir à interpretação de "It's a Marshmallow World" em dueto com Frank Sinatra e Dean Martin. Esta apresentação ao vivo faz parte de uma das edições do famoso programa de TV The Dean Martin Show, de Dezembro de 1967 . Espero que gostem.





Alegria, espírito de Natal e uma prestação vocal fabulosa do Frank Sinatra. É extremamente difícil cantar bem em dueto e na maior das brincadeiras e por isso só estes dois grandes amigos e profissionais talentosos é que conseguiriam atingir este nível de excelência numa interpretação.
Muitas saudades deixou o Sinatra, porque nunca mais ninguém lhe chegou sequer aos calcanhares em termos de talento artístico.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Radetzky-Marsch - Salzburger Festspiele 2008


Para hoje temos um vídeo retirado do Salzburger Festpiele (Festival de Salzburgo) de 2008 e que corresponde à interpretação da Radetzky-Marsch (Marcha de Radetzky - pautas) de Johann Strauss pai pela Orquestra Sinfónica Simón Bolívar dirigida pelo maestro Gustavo Dudamel (a apresentação ao vivo é de um concerto dado em 29 de Agosto). Espero que gostem.



Uma interpretação de grande nível, com um cunho pessoal do grande maestro (dado que a orquestra é mesmo muito grande deveria ter estado pelo menos mais um elemento a tocar tambor durante a peça; a percussão soou meio anémica por causa disto, e nem sempre se conseguia ouvir claramente sobre os restantes instrumentos) impecavelmente acompanhado por esta geração de ouro de músicos venezuelanos.

sábado, 12 de dezembro de 2009

My Cup Runneth Over - Ed Ames / 2009


Hoje apresento-vos aquilo que eu francamente não estava à espera e trata-se de um vídeo com Ed Ames, que continua no activo a cantar, onde ele interpreta um dos seus grande êxitos, My Cup Runneth Over, que o artista gravou pela primeira vez em 1967. Esta apresentação ao vivo faz parte concerto ao vivo ocorrido a 10/Out./2009 em Beverly Hills. Espero que gostem.




Uma prestação vocal impressionante para um senhor de 82 anos. Uma postura e respirações irrepreensíveis, os pianos e crescendos foram excelentes, as notas agudas para um barítono octogenário são algo de improvável e ele conseguiu alcançá-las sempre que necessário e sem falhas e ainda uma nota final para o final da canção; a partir dos 2:40 min podemos assistir a um crescendo com toque de génio, tal é o controle da voz.
Eu duvido muito que venham e existir cantores da minha geração que se atrevam sequer a cantar nesta idade sem fazer figuras tristes; direi que é uma honra ver artistas deste calibre, como o Ed Ames, a dar exemplos fabulosos de coragem e força de vida.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Mozart's 31st Symphony - Mozartfest / 2009



Para o começo desta semana tenho para vos apresentar a apresentação ao vivo da 31ª Sinfonia (KV 297) de Wolfgang Amadeus Mozart que faz parte do Mozartfest que ocorreu na Würzburger Residenz entre 29 de Maio e 5 de Julho (fonte) e a interpretação esteve a cabo da Symphonieorchester des Bayerischen Rundfunks (Orquestra Sinfónica da Rádio Bavária) que foi dirigida pelo maestro Sir Neville Marriner.


1º movimento: Allegro assai



2º movimento: Andante



3º movimento: Allegro




Uma interpretação excepcional do mestre absoluto do período clássico que é o grande Sir Neville Marriner. Nas suas mãos esta sinfonia fez-me (sinceramente) transportar para as salas de baile do século XVIII (este violinista profissional há mais de 60 anos tem um dom para recriar o som mais clássico no seu instrumento de eleição). Um exemplo da genialidade desta interpretação é , no 3º movimento, o começo a tempos diferentes da mesma sequência de compassos por vários instrumentos e tal ser perfeitamente perceptível ao ouvinte (isto é trabalho de um grande maestro e não de um maestro qualquer, é muito frequente este efeito não sair em condições).
Que Deus dê saúde a este maestro de 85 anos para ele se manter connosco mais tempo, a dar-nos interpretações verdadeiramente magistrais um pouco por todos os palcos do mundo.

sábado, 5 de dezembro de 2009

Foot Of The Mountain - A-Ha / 2009


Regresso hoje convosco ao concerto VG-Lista Top 20 que os A-Ha deram na Rådhusplassen, em Oslo no dia 19/Jun./2009 e hoje o convite é para assistir à interpretação da música que dá nome ao último álbum da banda, Foot Of The Mountain (link para informações sobre o álbum). Espero que gostem.




Uma interpretação muito profissional, com um acompanhamento orquestral de excelência de uma melodia cheia de vida e com um potencial para pôr os ouvintes a dançar.