quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Die Libelle / Die Pariserin - Neujahrskonzert 2008



Estou a terminar convosco a apresentação dos vídeos que consegui encontrar na Internet relativos ao Concerto de Ano Novo da Wiener Philharmoniker que se realizou em 1/1/2008 no Musikverein de Viena, sob a batuta do maestro Georges Prêtre. No vídeo que se segue podemos assistir às interpretações ao vivo de Die Libelle, Polka Mazur (Op. 204) de Josef Strauss e de Die Pariserin, Polka Française (Op.238) de Johann Strauss filho. Espero que gostem.




A primeira peça é um espelho da sensibilidade inigualável do Josef Strauss e a mesma aliada à sensibilidade musical do Georges Prêtre faz-nos literalmente voar com ele, rasantes às águas de um lago tal e qual uma libélula (efeito produzido de forma fabulosa pelos violinos). A polka da rapariga francesa, composta pelo genial Johann Strauss filho faz-nos logo pensar nas meninas parisienses do século XIX, todas coquettes.
Eu devo ao maestro Georges Prêtre o meu novo despertar pela música; foi há cerca de 2 anos que o vi no canal Mezzo e fiquei completamente vidrado/apaixonado/tocado/empolgado pela forma como este homem aborda a música e a apresenta ao público (a sua alegria é contagiante). Ele foi a causa de aparecimento deste blog e daí a razão do primeiro post ter sido dedicado a ele com uma fantástica interpretação da Dança Húngara nº 1 (link).
Dado que ele já está com 84 anos é natural que as suas futuras apresentações ao vivo não venham a ser muitas e portanto aconselho vivamente quem quiser e puder, a comprar os DVDs do Concerto de Verão da Filarmónica de Berlim no Teatro Waldbühne em 1992 (link) e o Concerto de Ano Novo da Filarmónica de Viena (link) e apaixonem-se pelas apresentações ao vivo deste maestro genial, com um som de excelência.
Quem puder ainda estar em Veneza na passagem de ano, trate de comprar bilhetes para o Concerto de Ano Novo do Teatro La Fenice, onde Georges Prêtre vai marcar segunda presença, porque em 2005 o seu sucesso foi tal que deixou saudades.

Sem comentários: