quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Prokofiev's Classical Symphony - Silvesterkonzert 1988


Ao começo da noite neste dia, exactamente há 20 anos atrás, começava no Berlin Philharmonie o último Silvesterkonzert da Berliner Philharmoniker (31/Dez./1988), dirigido pelo maestro Herbert von Karajan.
Convido-vos então a fazer a saída de 2008 com o génio Karajan e numa homenagem mais do que merecida começamos por assistir a um excerto de um documentário onde várias personagens do mundo da música clássica do século XX (alguns têm estatuto de verdadeiras lendas) dão breves opiniões sobre o maestro.



Seguidamente e da peça inicial do concerto,vamos assistir à interpretação do 1º movimento da Sinfonia nº 1 de Sergei Prokofiev (Allegro). Espero que gostem.



Esta sinfonia é lindíssima e sinceramente sugiro vivamente a compra do DVD deste concerto pelo nível genial das interpretações do mesmo.
A visão de génio de Karajan observa-se não só na direcção orquestral (desenvolvida já com enorme esforço devido aos graves problemas de saúde que tinha aos 80 anos), mas também nas alterações dos tempos e demais variáveis musicais, que deram um brilho único às peças interpretadas neste concerto.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Aproveito para desejar a todos os visitantes do blog uma excelente passagem de ano e que durante 2009 eu possa continuar a merecer o vosso interesse pelas músicas "que vou pondo por aqui".

Sem comentários: