quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Prokofiev's Classical Symphony - Silvesterkonzert 1988


Ao começo da noite neste dia, exactamente há 20 anos atrás, começava no Berlin Philharmonie o último Silvesterkonzert da Berliner Philharmoniker (31/Dez./1988), dirigido pelo maestro Herbert von Karajan.
Convido-vos então a fazer a saída de 2008 com o génio Karajan e numa homenagem mais do que merecida começamos por assistir a um excerto de um documentário onde várias personagens do mundo da música clássica do século XX (alguns têm estatuto de verdadeiras lendas) dão breves opiniões sobre o maestro.



Seguidamente e da peça inicial do concerto,vamos assistir à interpretação do 1º movimento da Sinfonia nº 1 de Sergei Prokofiev (Allegro). Espero que gostem.



Esta sinfonia é lindíssima e sinceramente sugiro vivamente a compra do DVD deste concerto pelo nível genial das interpretações do mesmo.
A visão de génio de Karajan observa-se não só na direcção orquestral (desenvolvida já com enorme esforço devido aos graves problemas de saúde que tinha aos 80 anos), mas também nas alterações dos tempos e demais variáveis musicais, que deram um brilho único às peças interpretadas neste concerto.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Aproveito para desejar a todos os visitantes do blog uma excelente passagem de ano e que durante 2009 eu possa continuar a merecer o vosso interesse pelas músicas "que vou pondo por aqui".

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Ben Cao Gang Mu - Jay Chou / Taipei 2007


Já num ambiente de saída do ano velho hoje convido-vos a abanar o capacete com uma apresentação ao vivo daquela que foi a minha descoberta do ano, o músico Jay Chou. No vídeo que vamos ver ele interpreta Ben Cao Gang Mu, apresentação esta que se insere num concerto da sua tournée mundial de 2007 e que ocorreu na cidade de Taipei. Espero que gostem.



Uma apresentação de 5 estrelas pelos momentos de dança fabulosos e pelo seu estilo rap de que já sou totalmente fã. Cada momento musical com o Jay Chou tem sempre elementos que me causam surpresa, com resultados positivos e cativantes (para mim a maior surpresa nesta vez foi o aparecimento do artista convidado; a junção dos dois estilos de rap, completamente diferentes, foi no mínimo inesperado e o resultado foi muito interessante). Este grande artista tem um longo futuro de êxitos pela frente, tenho a certeza (tenho a esperança de um dia o vir a ver ao vivo num concerto em Lisboa).

sábado, 27 de dezembro de 2008

Amor, Vida De Mi Vida - Plácido Domingo/Salzburg 2007


O vídeo que hoje vos apresento leva-nos para o mundo da música clássica espanhola, as Zarzuelas. Vamos então assistir à interpretação da ária Amor, Vida De Mi Vida, da Zarzuela Maravilla de Federico Moreno Torroba, cantada por Placido Domingo. Esta apresentação ao vivo faz parte de um concerto que ocorreu na cidade de Salzburg em 12 de Agosto de 2007. Espero que gostem.



Dado que já postei alguns vídeos de outras interpretações de Plácido Domingo deste mesmo concerto, não me resta mesmo mais nada a referir sobre a sua prestação naquele concerto. O controlo que ele tem na sua voz, com uma idade que já não ajuda nada, é simplesmente impressionante. As sequências de legato em forte vocal são de deixar qualquer um de queixo caído.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Emoções - Roberto Carlos / 2007


Passado o dia de Natal, começa a contagem para a Passagem de Ano e, um dos espectáculos míticos desta época no mundo que fala português é o programa especial de fim de ano do mestre Roberto Carlos. Assim, hoje quero apresentar-vos a primeira música do espectáculo de 2007, que como é tradição é a canção Emoções. Espero que gostem.



Esta música está intimamente ligada ao Roberto Carlos há quase três décadas e passou a ser uma música mítica associada ao artista, assim como o My Way estará para sempre associada ao Frank Sinatra. Com uma carreira já com 45 anos o Roberto Carlos continua a encantar com a sua voz, empatia e alegria em palco; é um artista que conseguiu superar a mudança de gerações com um sucesso estrondoso . Ele é inegavelmente um dos grandes mestres da voz a cantar em Português.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

5ª Sinfonia de Beethoven - Sir Neville Marriner/2008


Tal como prometido há dias, o meu presente de Natal para todos é uma interpretação dos dois primeiros movimentos da 5ª Sinfonia de Beethoven em Dó menor (Op.67) ao vivo no Auditorio de Zaragoza no passado dia 5 de Novembro (2008) pela Orquestra de Cadaqués, dirigida pelo maestro Sir Neville Marriner.

1 - Allegro con brio



2 - Andante con moto




Sir Neville Marriner é um mestre com um curriculum de 6 décadas simplesmente brilhante e esta apresentação ao vivo aos 84 anos é mais uma prova disso. Ele pôs o "toque" da música de câmara (estilo onde tem alcançado êxitos inegáveis) na sua interpretação da 5ª Sinfonia e o resultado é a meu ver brilhante (eu gosto de ser surpreendido por belas surpresas na música e aqui o grande maestro conseguiu-o plenamente).

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Turandot /Arena di Verona 1983 - Puccini 1858 - 2008


Para marcar o 150º aniversário do nascimento do compositor Giacomo Puccini, que se comemora hoje, convido-vos a assistir aos minutos finais da ópera Turandot. Esta apresentação ao vivo ocorreu em 1983 na Arena di Verona e os dois papéis principais da história são interpretados pela soprano Ghena Dimitrova (Princesa Turandot) e pelo tenor Nicola Martinucci (Príncipe Calaf). Espero que gostem.



Um final majestoso de uma obra prima (ao ver este vídeo penso francamente que os finais espectaculares de muitos filmes de Hollywood da Era de Ouro estarão baseados em ideias dos geniais Puccini e Verdi).
Realça-se especialmente a voz da princesa Turandot (soprano entretanto já falecida) e o resultado soberbo dos coros finais da ópera (a versão mais majestosa desses coros que ouvi até hoje está, para mim, no final da interpretação da ária Nessun Dorma no concerto de Ano Novo do Teatro La Fenice em 2005, sob a direcção do maestro Georges Prêtre - link para o post).

sábado, 20 de dezembro de 2008

White Christmas - Bing Crosby & Frank Sinatra

Hoje chegam aqui ao blog os ecos dos desejos de Feliz Natal vindos da década de 50. No vídeo seguinte vamos poder assistir à interpretação de White Christmas de Irving Berlin, por Bing Crosby e Frank Sinatra no programa de Natal Happy Holidays de 1957.



Juntou-se uma música lendária de Natal a provavelmente os dois melhores cantores masculinos da história e fez-se magia, quase de deixar lágrimas nos olhos a quem os ouve. A presença da voz do Bing Crosby é arrasadora.
Resta-me fazer minhas as palavras deixadas pelos dois mestres da voz naquele programa de televisão há 51 anos atrás: "Merry Christmas everybody!"

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Hallelujah - Sir Neville Marriner/1992


Hoje convido-vos a ouvir música coral e no vídeo que vos apresento vamos assistir à interpretação de Hallelujah (Aleluia) do Messiah (Messias) de Georg Friedrich Häendel. Esta apresentação ao vivo é de um concerto de 1992 (o sítio desconheço onde seja), com o coro e orquestra da Academy of St. Martin in the Fields, dirigida pelo grande maestro Sir Neville Marriner. Espero que gostem.



Sir Neville Marriner é um mestre da música do período clássico e a orquestra conseguiu um som perfeito para uma música do século XVIII. A força do final da peça foi plenamente conseguido (foi indiscutivelmente um momento musical memorável).
Aproveito para dizer que o post de Natal vai ser especialíssimo; terá dois movimentos de uma sinfonia dirigida por Neville Marriner neste Verão em Espanha. Aos 84 anos este grande maestro continua a presentear-nos com apresentações musicais excelentes e já tem compromissos para 2010, portanto é pessoa que não anda com muita pena dele próprio por estar a viver a 9ª década da sua vida e a pensar que pode morrer com maior probabilidade devido à sua idade avançada (eu acho esta postura admirável e um grande exemplo para todos nós que somos mais novos).

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

La Fuerza Mayor - Il Divo


Na sequência do lançamento do novo álbum dos Il Divo no passado dia 10 de Novembro, The Promise, convido-vos hoje a assistir à interpretação de La Fuerza Mayor. Esta apresentação ao vivo faz parte de um concerto de apresentação do novo álbum, que ocorreu na cidade croata de Pula. Espero que gostem.



Referir que eles são vocalistas de excelência, já nem vale a pena, porque não se repetem coisas óbvias. Há um detalhe que se realça nesta interpretação e que é a maturidade da voz do David Miller; ele está com uma voz mais encorpada, uns agudos mais poderosos. O Carlos Marín é uma força da natureza; quando ele dá tudo o que tem em termos de voz, os outros simplesmente nem se ouvem e aí eu acho que o equilíbrio das vozes não existe na parte final da canção.

domingo, 14 de dezembro de 2008

Here's To You - Ennio Morricone/2005



Hoje voltamos à música italiana actual para assistir à interpretação de Here's to You, composta por Ennio Morricone para o filme Sacco e Vanzetti de 1971. esta apresentação ao vivo é parte integrante de um concerto dado em 2005 na cidade de Munique, onde o maestro Morricone dirigiu a Orquestra Filarmónica de Munique (de acordo com as pesquisas que fiz na Internet). Espero que gostem.



Trata-se de uma música super simples em termos de letra e em que toda a sua riqueza reside exactamente na melodia e poder da interpretação. O maestro Morricone brindou-nos com uma interpretação de luxo, com um crescendo impecável. Também uma nota para a excelente afinação do coro.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Liebesbotschaft Galopp - Neujahrskonzert 2006


Hoje vamos recordar mais uma apresentação musical do Concerto de Ano Novo de 2006 da Wiener Philharmoniker, que nesse ano foi dirigida pelo maestro Mariss Jansons. Assim, vamos então assistir à interpretação da Liebesbotschaft Gallop de Johann Strauss II . Espero que gostem.



Uma interpretação sublime. As opções do maestro em termos de tempo, ritmo e a perfeita diferenciação dos pianos e fortes resultaram na criação de um momento musical de excelência.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

蛇舞 (She Wu) - Jay Chou



Jay Chou lançou no passado mês de Outubro um novo álbum, que, de acordo com as pesquisas que fiz, traduzido chama-se 9º Capricórnio. Desse álbum hoje convido-vos a ver o vídeo da 3ª faixa, She Wu (Dança da Serpente). Espero que gostem.




Uma mistura de dança, efeitos visuais, mulheres bonitas e hip hop que tiveram um resultado excelente. Jay Chou é músico, dançarino, actor e em todos os campos se distingue com êxito. Foi preciso um toque de génio para misturar tantas variáveis apelativas numa mesma música e apresentação, criando um todo coerente e homogéneo.

domingo, 7 de dezembro de 2008

Mambo - Gustavo Dudamel/BBC Proms


Hoje quero por-vos todos a dançar e para isso convido-vos a assistir ao Mambo, um dos números das Danças Sinfónicas da obra musical West Side Story de Leonard Bernstein, interpretado pela Orquesta Sinfónica Simón Bolívar dirigida pelo maestro Gustavo Dudamel num dos concertos dos BBC Proms que ocorreu em Agosto de 2007. Espero que gostem.



Com esta interpretação o mestre Bernstein ficou feliz no Céu. A alegria esfuziante dos instrumentistas e a qualidade indiscutível da interpretação fizeram desta apresentação ao vivo um momento marcante. Esta orquestra e este grande maestro são o orgulho da Venezuela.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

La Forza del Destino's overture - Karajan/1980



Continuando a celebrar o centésimo aniversário do nascimento do maestro Herbert von Karajan, hoje pretendo apresentar-vos a abertura da ópera La Forza del Destino (libretto) de Giuseppe Verdi. Nesta apresentação ao vivo de 1980 (o vídeo não refere o local) o grande maestro dirige a Berliner Philharmoniker. Espero que gostem.



Uma interpretação fabulosa de uma obra do genial Verdi e Karajan conseguiu interpretar a sua música como poucos. Dentro do que eu conheço, o som que tanto o maestro Karajan como o Georges Prêtre conseguem retirar dos violinos tira-me do sério, parece "vindo das nuvens".

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

I Won't Let The Sun Go Down On Me - Nik Kershaw



Hoje volto às minhas gratas recordações musicais dos tempos de adolescente e que se enquadram nos anos 80. Assim, convido-vos a assistir ao videoclip oficial da música I Won't Let The Sun Go Down On Me, de 1983, cantada por um dos ícones da pop daquela década, Nik Kershaw. Espero que gostem.



Esta música ficou-me no ouvido, pelo ritmo e pela grande voz do Nik Kershaw. Para quem gosta deste artista ou está a descobri-lo com a ajuda deste blog, prometem-se mais posts com ele, incluindo músicas mais modernas.