sábado, 25 de julho de 2009

Калинка - Montserrat Caballé & Николай Басков / 2009



O convite de hoje é para assistir à interpretação de uma música popular russa famosíssima, Kalinka, em dueto com o tenor ligeiro Nikolay Baskov e a soprano Montserrat Caballé. Esta apresentação ao vivo faz parte de um concerto ocorrido no passado mês de Abril em S. Petersburgo. Espero que gostem.




Eu só pergunto uma coisa: como é que é possível a Montserrat Caballé continuar a cantar magistralmente aos 76 anos? Montserrat Caballé é um fenómeno da Natureza. No ano passado eu já tinha ficado espantado com a sua interpretação fabulosa, a um mês de fazer 75 anos (Março de 2008), da canção March With Me do Vangelis (quem quiser relembrar o post clique aqui) e neste ano eu curvo-me perante o seu talento e capacidade vocal inacreditáveis.
Uma senhora com mais de 50 anos de carreira e que é uma das sopranos de referência do século XX, apesar de todos os enormes êxitos mantém uma postura humilde no palco e na vida (algo que admiro sinceramente, acho-a um exemplo de vida) e adora distribuir boa disposição por onde passa. É notável o gosto que a artista tem de actuar com pessoas das gerações mais novas e isso está a dar-lhe um estatuto de quase "imortalidade" no mundo da música.
Esta interpretação com Nikolay Baskov, que tem inegavelmente uma grande voz, deixou o tenor russo empolgado e emocionado. Acho que os momentos finais da interpretação deste verdadeiro hino da Rússia são magistrais e a entrada da Montserrat Caballé aos 1.36 minutos é um momento mágico.

Sem comentários: