sábado, 23 de agosto de 2008

Haydn's Symphony n.88 - Leonard Bernstein 1918 - 2008


Tal como prometido hoje é o primeiro post para homenagear o grande maestro Leonard Bernstein na passagem do 90º aniversário do seu nascimento, que ocorrerá no dia 25 de Agosto. Leonard Bernstein foi um maestro de referência do século passado, um compositor genial e um professor talentoso e, no primeiro vídeo vamos relembrar um ensaio da Sagração da Primavera de Igor Stravinsky com a Scheswig-Holstein Music Festival Orchestra em 1987 onde se pode verificar o talento dele a ensinar jovens, sendo ao mesmo tempo uma simpatia sem por isso diminuir minimamente o nível de exigência em termos profissionais.



Agora convido-vos a assistir à interpretação do 4º movimento (Allegro con spirito) da 88ª Sinfonia de Franz Joseph Haydn onde Leonard Bernstein dirige a Wiener Philharmoniker. Esta apresentação ao vivo ocorreu no Musikverein de Viena, salvo erro em 1984.



Excelente prestação onde no encore assistimos a uma autêntica homenagem que o maestro fez aos elementos da Filarmónica de Viena, eles são músicos de uma tal craveira que quase nem precisam de direcção de orquestra. Além disso ele demosntrou nesta brincadeira a função primordial da expressão corporal num maestro para que toda uma orquestra o entenda nos momentos exactos.

Sem comentários: