sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Top Hat, White Tie And Tails - Fred Astaire


Hoje voltamos aos anos 30 e no vídeo que se segue vamos assistir à interpretação do tema principal do filme Top Hat (filme de 1935, realizado por Mark Sandrich), Top Hat, White Tie And Tails, composto por Irving Berlin, cantado e dançado por Fred Astaire. Este vídeo é um excerto do filme.



A música é "apenas" resultado do génio do grande Irving Berlin e o dançarino é "apenas" um dos maiores expoentes da dança do século XX. Esta apresentação é uma verdadeira obra prima. Pessoalmente acho fabulosa a gestão dos silêncios (na coreografia) a partir da altura em que se simula a noite em palco (aproximadamente aos 2:50 minutos).
Ao rever este vídeo lembrei-me que pelos meus 10-12 anos adorava ouvir programas na RTP em que falavam de todos estes monstros do show business das décadas de 30, 40 e 50. Eu tive a sorte de ainda ver vivas na TV pessoas como o Fred Astaire e o Irving Berlin e ficou-me para sempre na memória a postura em público destas personagens de outras eras. Nas suas vidas eles esforçavam-se por evidenciar humildade, nobreza e educação, além da excelência em termos profissionais.
Em 1987, ano da morte do Fred Astaire, lembro-me de o ver dançar na TV com a Ginger Rogers e, apesar de ambos na altura serem muito idosos - especialmente o Fred Astaire que já tinha 88 anos - os dois génios da dança estavam ali e deram um verdadeiro show às novas gerações, onde eu me incluo.

Sem comentários: