terça-feira, 12 de agosto de 2008

Kleiner Anzeiger - Georges Prêtre 84 ans


No primeiro post para celebrar os 84 anos do maestro Georges Prêtre, cujo dia de aniversário será na próxima 5ª Feira,14 de Agosto, vamos recordar mais uma passagem do Concerto de Ano Novo da Wiener Philharmoniker, que ocorreu em 1/1/2008 no Musikverein.
Começamos por assistir a uma reportagem sobre o ensaio do Concerto do Ano Novo e depois assistimos à interpretação de Kleiner Anzeiger de Joseph Hellmesberger Jr.

1 - O Ensaio



Ele refere duas coisas fundamentais no seu discurso, o poder do silêncio nas relações humanas (quantas vezes os amigos chateiam-se porque não sabem estar calados e entender a linguagem corporal de ambos(as)?) e a alegria que lhe dá as verdadeiras explosões dentro de uma peça musical. É exactamente esta visão da música que me tornou fã das interpretações dirigidas por Georges Prêtre, sendo ele o responsável pelo ressurgimento do meu gosto pela música clássica há cerca de 2 anos, quando o vi a dirigir a Berliner Philharmoniker no concerto memorável de 1992 no Teatro Waldbühne e que vi quatro vezes no canal Mezzo).

2 - A Interpretação




Só assistindo ao DVD (melhor som e imagem) é que se pode verificar a boa disposição dos músicos a interpretar esta peça, que é uma pura manifestação de alegria, do princípio ao fim.

Sem comentários: