sábado, 30 de agosto de 2008

Remembering Silvesterkonzert 1988 - Karajan 1908 - 2008


O post de hoje contém um vídeo-documentário sobre o Concerto para Piano e Orquestra nº 1 de Pyotr Ilyich Tchaikovsky , interpretado pela Berliner Philharmoniker dirigida pelo maestro Herbert von Karajan sendo o solista Evgeny Kissin, então com 17 anos. Tal apresentação foi parte integrante do Concerto da Noite de S. Silvestre (Silvesterkonzert 1988) em 31/12/1988.




Neste documentário fiquei finalmente a conhecer a filha do maestro genial, Isabel Karajan e acho realmente emocionante o testemunho de Kissin, relativamente à sua relação com maestro Karajan, então com 80 anos, que o marcou pela credibilidade dos seus julgamentos acerca dele e pela amizade que se desenvolveu entre os dois.
Eu tive vários professores com cerca de mais quatro décadas de idade do que eu (e mesmo um que tinha mais 56 anos de idade) e curiosamente foram eles que me ensinaram que o nosso aperto de mão deve ser vigoroso, porque é um elemento fundamental para nos afirmarmos como pessoas de fibra e confiáveis, junto de quem não nos conhece. Evgeny Kissin refere que o 1º aperto de mão do maestro marcou-o e que a amizade verdadeira de uma pessoa pertencente à geração dos avós dele permitiu libertar nele potencialidades dele próprio que nem conhecia. Num paralelo posso dizer que vivi experiências semelhantes às de Kissin e faço minhas as palavras deste grande pianista.

Sem comentários: